Webventure

Mitsubishi é seis vezes fita azul e surpreende comandante do barco


Souza Ramos recebe prêmio por ser fita azul (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)

Direto de Ilhabela (SP) – Na terceira colocação no geral acumulado da classe ORC Internacional 500, segundo colocado na regata desta quinta-feira (10) e seis vezes fita azul, o barco Mitsubishi Motors/ Gol, que participa da 35ª Rolex Ilhabela Sailing Week desde o último domingo (6), em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, vem ganhando espaço dentro da competição e está a dois pontos dos líderes Touché Super e Stella Artois, ambos com 12 pontos perdidos.

“A nossa expectativa é a esperança. Matematicamente é possível alcançá-los”, disse Eduardo Souza Ramos, comandante do barco após a sexta regata, realizada nesta tarde.

Para ele e sua tripulação, é uma surpresa ter cruzado a linha de chegada em primeiro lugar em todas as regatas, somando seis vezes o título de fita azul. O comandante esperava, aliás, que um de seus concorrentes fosse ser mais rápido que seu barco, sendo mais vezes o fita azul.

“Quando viemos para o campeonato, pensamos que o Fortuna fosse ser o mais rápido, e até acho que se a condição for de mais vento, em mar aberto, ele será o mais rápido mesmo, mas aqui nessa velejada de canal eles tenham mais dificuldade, por ser um barco mais pesado”, explicou.

Responsabilidade Olímpica – Em 1984, Souza Ramos foi o atleta brasileiro que carregou a bandeira nacional na Olimpíada. Em 2004, Torben Grael teve essa função, e em 2008, em Pequim, o terceiro atleta da vela será o responsável pelo feito, e Robert Scheidt será o “porta-voz” da delegação brasileira na China.

“Foi inesquecível para mim. Me senti o porta-voz de muitas pessoas que fizeram um enorme esforço para chegar lá e que seguiam atrás de mim. A isso se somava na ocasião, a experiência de entrar num estádio lotado, cheio de gente, algo que eu nunca tinha vivido. É uma realização muito grande”, contou Eduardo.

Ele ressalta a importância de ter um representante da vela no posto para a divulgação do esporte no país e o que ele representa nas terras nacionais.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi