Uma trilha com diferentes tipos de pisos, onde foi necessária toda a atenção dos competidores na diputa por pontos valiosos. Assim foi a etapa do Mistsubishi MotorSports Sudeste, uma das principais competições de off-road do país, realizada no último sábado na cidade de Campinas (SP). Pilotos e navegadores tiveram de mostrar toda a sua técnica e habilidade na busca de um bom resultado.
Em mais de cinco horas de prova, os participantes encontraram terra, cascalho, pedregulho, lagos, eucaliptos. Participaram da prova 136 duplas, divididas nas categorias Graduados e Turismo Regularidade e L200R Velocidade.
Desafios da regularidade – As 114 duplas que largaram na Regularidade 44 na Graduados e 70 na Turismo – saíram da concessionária FM Import para aproximadamente 200 quilômetros de trilha, passando por Souzas, seguindo em direção a Pedreira e atingindo ainda cidades como Itatiba e Itupeva, além da região de Itu, voltando pela Rodovia da Colina até o Armazém Geral, em Campinas, onde aconteceu a premiação.
A dupla Roque Veviurka e Alberto Minsky, que venceu entre os Graduados, assumiu a liderança e desde já aparece como favorita à conquista do campeonato.
“Agora, só dependemos de nós. Foi um resultado muito importante. Ao terminar a prova, achamos que tínhamos perdido alguns pontos que impediriam a nossa vitória, mas aí percebemos que as outras duplas também tinham tido as mesmas dificuldades para superar a trilha e que estávamos com chances de terminar em primeiro. Daqui para frente é pensar na etapa de São Paulo, comemora Veviurka que, este ano, ao lado de Minsky, já venceu o Mitsubishi MotorSports Nordeste.
Na Turismo, a vitória ficou com Roberto Naufao e Augusto Caldas. Na L200R, vitória de Marco Aurélio Lehmkuhl e Alvaro Kowalski. Quem também fez muita festa no pódio foi a dupla Roberto Naufao e Augusto Caldas, que deixou os favoritos para trás e ficou com o primeiro lugar na categoria Turismo, terminando a etapa com 54 pontos perdidos. Uma prova muito bem montada, difícil, em que conseguimos superar todos os obstáculos e comemorar esta importante vitória, destaca Roberto.
Da Regularidade para a velocidade – com a categoria L200R, as duplas 22 no total enfrentaram um circuito montado entre Jaguariúna e Santo Antônio das Posses, atingindo uma média de 60 km/h.
No local, pela primeira vez, uma arquibancada foi colocada para que o público pudesse acompanhar mais de perto a competição, permitindo uma visão de cinco a seis quilômetros do percurso e de várias disputas entre os participantes.
No final, a segunda vitória consecutiva, nesta temporada, foi para a dupla Marco Aurélio Lehmkuhl e Alvaro Kowalski, de Curitiba (PR). A única dupla feminina na categoria, as irmãs Alessandra e Priscilla Bonacin, também de Curitiba, terminaram em 12o lugar.
Este é nosso primeiro ano em provas de Velocidade e estamos vindo num crescendo no campeonato. Esta vitória em Campinas nos deixa muito felizes e confiantes de que estamos no caminho certo, com muitos planos para o ano que vem, já que estaremos mais experientes. A prova foi muito técnica, exigindo bastante dos competidores, explica Marco Aurélio. Estamos ganhando em afinidade, nos entrosando, observa Alessandra, que estreou na L200R, ao lado de Priscilla, na etapa anterior, em Curitiba.
A definição dos campeões acontece no próximo dia 11 de novembro, em São Paulo.
Confira abaixo a Classificação da etapa de Campinas
5ª etapa dp Mitsubishi Motorsports Sudeste
Categoria Graduados
1) Roque Veviurka e Alberto Minsky – 16 pontos perdidos;
2) Ricardo Vivolo e Marcelo Vivolo 18 pp;
3) Marco Moraes/Luis Durval, 22 pp;
4) Onivaldo Ferrari/Charles Baccan, 22 pp;
5) Luis Rosenfeld/Nydia Bacal, 24 pp.
Categoria Turismo
1) Roberto Naufao/Augusto Caldas, 54 pontos perdidos;
2) Paschoal Neto/Jeferson Brandão, 83 pp;
3) José Carlos Beaini/Elizabeth Beaini, 92 pp;
4) João Carlos Correa/Marco Marques, 102 pp;
5) Robson Nunes/Valter Vieira, 206 pp
.
Categoria L200R
1) Marco Aurélio Lehmkuhl/Alvaro Kowalski, 1h04min08;
2) Edu Piano/Maurici Pitz, 1h04min12;
3) Leonardo Yoshii/Marcelo Borghesi, 1h05min26;
4) Arilo de Alencar/Alexandre Thomas, 1h06min00;
5. Márlon Koerich/Joseane Koerich, 1h06min35.
Classificacão geral após cinco etapas
Categoria Graduados
1) Roque Veviurka/Alberto Minsky, 62 pontos ;
2) Magno Aragão/Paulo Renato, 51 p;
3) Ricardo Vivolo/Marcelo Vivolo, 50 p;
4) Marcello Farrel/Carlos Martinatti, 48 p;
5) Renato Santana/Flávio Frydman, 48.
Categoria Turismo
1) Waldir Almeida/Eduardo Zreik, 48 pontos;
2) João Carlos Correa/Marco Marques, 46 p;
3) José Carlos Beaini/Elizabeth Beaini, 44 p;
4) Lodovico Gavazzi/Thomas Bronberg, 44 p;
5) José Oscar Bibas/Oscar Fellipe Bibas, 43 p.
Categoria L200R
1) Edu Piano/Maurici Pitz, 92 pontos;
2) Marco Aurélio Lehmkuhl/Alvaro Kowalski, 73 p;
3) Fernando Moretti/Edgar Fabre, 51 p;
4) Amable Martinez/Edu Sachs, 50 p;
5) Arilo de Alencar/Alexandre Thomas, 49 p.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 9, 2000