Tripulação do Mitsubishi reunida após serem fita azul (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – Foram oito horas e 40 minutos de regata para o veleiro fita-azul da Eldorado-Alcatrazes cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Dessas, mais de três horas foram sem a menor rajada de vento. Houve duas paradas durante a regata, justamente nos momentos mais decisivos das 55 milhas (cerca de 88 quilômetros) de percurso: a aproximação da ilha de Alcatrazes e a entrada de volta no Canal de São Sebastião, antes da chegada.
Ficamos parados mais de duas horas perto de Alcatrazes, e com barcos grandes como o nosso nós falamos que é como no trânsito com o taxímetro ligado. O tempo vai contando, mesmo com o barco parado, e isso faz diferença no resultado final, disse o comandante Eduardo Souza Ramos. No tempo corrigido, o Mitsubishi ficou com a sexta colocação.
E ainda os barcos menores têm a opção de nos ver parados e tentar outras alternativas de buscar região com mais vento. Na volta aconteceu a mesma situação, faltando umas sete milhas para a entrada no canal. Acabou o vento Leste, a brisa marítima, e entrou o vento do canal. Ficamos mais uma hora e meia parado, resumiu o comandante.
Mesmo com a fita-azul, Souza Ramos afirma estar apreensivo quanto ao resultado geral do Mitsubishi Phoenix no campeonato. A regata foi ótima, em um dia lindo. Teve bastante vento na largada, o que raramente acontece. O barco foi bem, a tripulação magnífica. Agora vamos torcer para as próximas do campeonato, ver se esse resultado nos salvou, ou se será o nosso descarte, concluiu.
Handicap – Em um evento como a Semana de Vela de Ilhabela, em que diversos veleiros de diferentes tamanhos competem entre si, uma regra desconta ou aumenta o tempo final de cada tripulação, dependendo do tamanho do barco, quantidade de tripulantes, área vélica, entrou outros. Com esse resultado, o tempo corrigido, o Phoenix ficou em sexto lugar da regata, mesmo sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada.
O campeão da Eldorado-Alcatrazes 2008, após o tempo corrigido, é o veleiro Handycam Aires IV, comandado agora por Marcos Ferrari.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa