Webventure

Mitsubishi vence o Touché na Semana de Vela de Ilhabela (SP)


Comandante diz que estratégia era derrubar adversário na largada (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)

Direto de Ilhabela (SP) – A briga foi grande na 35ª Rolex Ilhabela Sailiing Week, que terminou neste sábado (12), em Ilhabela (SP), após oito dias de competições e oito regatas, disputadas por 190 barcos em diversas categorias.

Na classe principal, a ORCi 500, havia os que apostavam que o barco de Ernesto Breda, o Touché Super, levaria o título, após liderar parte da competição. Mas o barco de Eduardo Souza Ramos, o Mitsubishi Motors/ Gol levou não só o título da Semana de Vela, como foi fita azul em todas as regatas.

A tripulação comandada por Ramos não liderou nenhum dia de competição no acumulado geral, o que gerava uma desconfiança ainda maior com relação ao título. Para que vencessem o desafio, precisavam não só vencer a regata deste sábado (12) no tempo corrigido, como também aguardar um mau resultado do Touché.

“Arriscamos bastante na regata de hoje porque buscamos fazer o Touché ter uma largada ruim e acabamos tendo uma largada ruim também por isso”, afirmou o comandante após o fim da regata, no pier do Yatch Club de Ilhabela.

Sobre nunca estar na liderança durante a competição e garantir o título na última hora, Eduardo afirma que o sabor da vitória é melhor. “Se não ganhássemos a regata de hoje, seríamos terceiro colocado no geral. De todas as Semanas de Vela que eu participei, não lembro de nenhuma final com três barcos com tantas chances de ganhar”, explicou.

O comandante completou dizendo que a largada do barco foi ruim, já que a estratégia da tripulação era fazer com que seu maior oponente, o barco de Ernesto Breda, não realizasse uma boa regata. “Tentamos que a largada fosse a pior possível para o Touché e o empurramos para trás. É uma estratégia que existe dentro do esporte. Colocava em risco também a nossa regata”, contou Souza Ramos, dizendo que o momento de maior ansiedade em toda a semana foi cruzar a linha de chegada na última regata e esperar o resultado final.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi