O Ministério do Meio Ambiente criou o Núcleo para a Zona Costeira e Marinha, que irá articular instituições e iniciativas voltadas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade dos ecossistemas costeiros e marinhos e também coordenará as atividades do segmento ambiental do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
O órgão tem a missão de estabelecer um canal com a sociedade civil organizada e com organizações não governamentais na busca de soluções de conflitos e de denúncias encaminhadas ao MMA. Existem também núcleos para o Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Uma das funções dos núcleos é garantir a continuidade das iniciativas propostas pelos grupos de trabalho. Já estão em funcionamento os grupos de trabalho para a Mata Atlântica e Cerrado. Em breve serão criados o da Caatinga e o da Zona Costeira.
Parcerias – O Núcleo para a Zona Costeira e Marinha já firmou parceria com a National Fish and Wildlife Foundation para continuar a Campanha Conduta Consciente em Ambientes Recifais. O objetivo da campanha é despertar a atenção de professores, estudantes, agentes de turismo e operadoras de mergulho para a conservação dos recifes de coral brasileiros.
Existe ainda a manutenção do Programa de Monitoramento Global de Recifes de Coral (Reef Check), sob coordenação da Universidade Federal de Pernambuco, com o objetivo de monitorar a saúde dos corais e relacionar os resultados a eventos globais (como mudanças climáticas) ou locais (impactos como pesca, poluição e turismo) e propor soluções de manejo.
Este texto foi escrito por: Webventure