Mapa Serra do Lopo (foto: Arquivo André Prata)
Cidade mais próxima: Extrema sul de MG
Tipo de pedra: Granito
Primeiras ascensões: 1988
Altitude média: 1.750m
Altura em relação à Bragança: 900 metros. É um dos pontos culminantes do Estado de São Paulo e marca em seu cume a divisa dos Estados de SP e MG.
Vias de escalada:
Fenda Hold On – top rope de 7 metros em VIIa, conquistada em 1988 por André Prata, Alexandre Quadros e Fernando Davanzo.
Fenda Hale Bopp – aproximadamente 15 metros em uma fenda de A2 totalmente reta e rasa. Protegida por quatro grampos de 1/2″. Leve nuts de cabos pequenos, cliff de buraco e pequenos friends. Ótima via-escola para se habituar com artificial móvel. Conquistada em maio de 1997.
Taturana – 20 metros de chaminé e oposição em uma aresta muito bonita, graduada em VI, conquistada em 1997 por Geraldo Ávila, Fernando Davanzo e André Prata.
Pegue a trilha e vá até a Pedra das Flores, curiosa por sua formação, que lembra uma pista de skate. Bela vista e bela trilha. De novo na trilha siga para o cume. Na face oeste, bem abaixo da grande rocha redonda que se equilibra no pico, está a via Zóca (conquistada em 1989), 70 metros de via positiva em terceiro grau protegida por grampos de 1/2″.
Nestas rochas você poderá encontrar vários boulders para se divertir.
Como Chegar:
À apenas 100 km de São Paulo, seguir pela Rodovia Fernão Dias, sentido Belo Horizonte. Passar às margens das cidades de Mairiporã, Atibaia, Bragança Paulista, Vargem, chegando em Extrema, já no estado de Minas Gerias. O acesso é de carro por Extrema, subindo até a torre de retransmissão através de estrada de terra com trechos pavimentados em concreto e paralelepípedos.
Atenção para a bifurcação no final da subida da montanha: pegue a curva acentuada à direita de terra e não à esquerda na subida pavimentada.
Pare seu carro depois das rampas de vôo livre onde existe a torre. Dali saia caminhando em uma trilha que se inicia ao lado esquerdo da grande porteira que você vai encontrar 100 metros depois da torre, continuando pela estrada.
Trilha a partir da torre de retransmissão no alto da montanha até a Pedra das Flores: 2 horas de caminhada leve e plana pelo alto da montanha por entre matas exuberantes e rochas expostas.
Comentários:
É uma belíssima montanha, com altura de 900 metros em relação à sua base, que foi transformada em área de preservação ambiental e descortina uma vista fantástica de Joanópolis, Extrema, Bragança Paulista, Pedra Bela e da represa. Em dias claros se avistam o Vale do Paraíba e o Pico do Jaraguá em São Paulo, como também o Pico de São Domingos em Cambuí (MG). Grupos de turismo ecológico caminham nas trilhas do Lopo com muita freqüência, impulsionados por sua beleza e majestade.
Este texto foi escrito por: Webventure