Livro remonta expedição brasileira no Aconcágua. (foto: Divulgação)
O jornalista Marcus Vinícius Gasques lança nesta quarta-feira (27/11), em São Paulo (SP), “Montanha em Fúria – Aventura e drama no Cerro do Aconcágua, o maior pico das Américas” (Editora Globo). No livro, ele aborda um tema delicado: o trágico desfecho da expedição de brasileiros à face sul do Aconcágua (6.959m), em 1998, com a morte de três deles.
A mais de 6 mil metros na montanha mais alta das Américas, morreram numa avalanche Mozart Catão, que o primeiro brasileiros a subir o monte Everest ao lado de Waldemar Niclevicz (1995), e os dois companheiros de Mozart: Alexandre Oliveira e Othon Leonardos.
Segundo o autor, “a partir deste fato o livro traça um quadro da história do alpinismo mundial e, mais especificamente, do alpinismo brasileiro, demonstrando que o desfecho trágico dessa expedição não é um fato isolado, mas se liga ao destino de outros alpinistas e expedições”.
Passo a passo – Para reconstituir cada etapa da expedição, Marcus Vinícius Gasques entrevistou alguns dos melhores alpinistas do Brasil, ouviu familiares e amigos das vítimas e escalou o Aconcágua até 5.400 metros.
Gasques é autor de livros e guias sobre técnicas e roteiros de montanhas no Brasil, entre os quais dois volumes da coleção “Trilhas”, da Editora Brasiliense, publicados em 1990 e 1992. Hoje é editor-chefe da revista Autoesporte.
O lançamento de “Montanha em Fúria” acontece a partir das 18h30, na livraria Cultura, do Conjunto Nacional (avenida Paulista).
Este texto foi escrito por: Webventure