Montanhista faleceu a 7.500 metros de altitude (foto: Ed Viesturs)
O montanhista Tolo Calafat, de uma expedição espanhola, foi dado como morto por autoridades locais. O escalador estava a 7.500 metros de altitude, próximo do cume. Juanito Oiarzabal e Carlos Pauner. Calafat, seus companheiros de equipe, foram resgatados com a ajuda do helicóptero.
O incidente aconteceu devido ao mau tempo na região e, por este motivo, os dois montanhistas não conseguiram chegar ao corpo de Tolo, que tinha 40 anos e era técnico em telecomunicação. A causa da morte, segundo o jornal espanhol El País, foi um edema cerebral.
Depoimento – Após o resgate, Juanito criticou o comportamento de Oh Eun Sun, escaladora que completou as 14 montanhas mais altas do mundo. Para o espanhol, a coreana se negou a buscar Calefat, junto com sua equipe. Ao jornal, Oiarzabal afirmou que todos poderiam ter colaborado, especialmente a montanhista. Cada um é livre para fazer o que quiser, mas se perdeu a solidariedade na montanha. Eu teria subido, declarou oespanhol, que ofereceu 6 mil euros aos sherpas que acompanhavam Sun em sua conquista.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: abril 29, 2010