Webventure

Montanhistas argentinos morrem no Aconcágua

Quatro montanhistas argentinos morreram no último Domingo, 9 de janeiro, quando tentavam alcançar o cume do Mt. Aconcágua (6.962 metros). O acidente ocorreu quando o grupo estava no Glaciar dos Polacos, um dos pontos mais difíceis do Aconcágua para quem não realiza a ascensão pela Via Normal. Uma equipe de resgate localizou os corpos dos montanhistas a 6.050 metros, em um garganta de gelo com mais de 1.400 metros, a cerca de 100 metros do Campo 2 do Aconcágua.

As primeiras investigações realizadas pela polícia argentina, indica que os montanhistas realizavam a ascensão encordados uns aos outros, em uma parte muito escorregadia do glaciar. A causa mais provável do acidente é queda de um dos andinistas, que teria arrastado consigo todo o grupo para o abismo.

Os corpos de Germán Brena (21), Gustavo Martín (25), Daniel Morales (47) e Walter Tocnas (21), só começaram a ser resgatados ontem, devido ao mal tempo que assolava a região. A busca pelos corpos só foi teve início ontem quando os guarda-parques foram informados do acidente pelo chefe da expedição. Os quatro montanhistas integravam um grupo de 11 excursionistas provenientes da província argentina de Neuquén. Um dos membros da equipe, Gérman, já havia havia escapado com vida de outro acidente no Mt. Tronador, em Bariloche (Argentina) no ano passado, quando caiu em um fenda. Na ocasião o resgate pode ser solicitado através de telefone celular.

Com o acidente do último domingo, sobe para cinco o número de mortos na temporada de ascensão ao Aconcágua no ano 2000. A primeira morte foi no dia 1° de janeiro, uma montanhista mexicana, vítima de edema cerebral. As cinco mortes logo no início da temporada de escalada no Aconcágua preocupa as autoridades argentinas, que anunciaram ontem um reforço nas medidas preventivas entre as expedições que ingressam no Parque.

Até ontem já haviam sido registrados o ingresso de 1.803 excursionistas no parque Aconcágua, e só em janeiro mais de 370 pessoas realizaram a ascensão da montanha. A virada do ano no cume do Aconcágua parece haver se tornado uma atração especial. Uma média de mais de 70 pessoas escalam a montanha por dia e esta temporada pode superar as cifras do ano passado, quando quase 4.000 excursionistas enfrentaram a montanha.

Um dia antes da tragédia envolvendo os montanhistas argentinos, uma expedição guiada pelo casal brasileiro Paulo e Helena Coelho atingiu o cume do Aconcágua. A expedição marcou um recorde brasileiro na montanha: Luis Felipe Forbes, 17, foi o brasileiro mais jovem a escalar o Aconcágua.

Este texto foi escrito por: Webventure