Trio começará expedição em maio (foto: Arquivo Pessoal/ Valdemar Niclevicz)
Alberto Iñurrategi, Mikel Zabalza e Juan Vallejo, todos naturais do Himalaia, começam em maio um projeto ousado no Makalu, 5ª montanha mais alta do mundo, com 8.463 metros de altitude. O Basque Team Desafioa será a empreitada do trio em escalar em estilo alpino o Pilar Oeste da montanha, o que significa sair do acampamento base direto ao cume do monte, sem oxigênio suplementar nem acampamento de altitude.
A via, aberta em 1971, só teve 14 expedições que completaram o topo do montanha, porém nunca alguém arriscou a escalada desta maneira. O Pilar Oeste é uma gigantesca divisão rochosa que divide a face sul da oeste do Makalu.
Iñurrategi afirma que tentativa é difícil, porém executável. O alpinista pondera que o sucesso da empreitada dependerá de uma boa janela de tempo entre 4 e 6 dias.
A principal arma de Alberto, Mikel e Juan é a experiência deles em alta montanha. Iñurrategi escalou 15 vezes montanhas acima de 8 mil metros. Juan Vellejo conta com 8 investidas em montes desta categoria, e Zabalza, que é o único a escalar o Makalu pela 1ª vez, tem duas ascensões acima de 8 mil. Em estilo alpino, eles acumulam as conquistas na face sudoeste do Shisha Pangma, o Lhotse, o Cho Oyu, a face sul do Aconcágua, o Lempo Gan, e as investidas ao corredor Hornbein da face norte do Everest até os 8.500 metros e a norte do Dunagiri, dentre outros locais.
Este texto foi escrito por: Webventure