Escalada no topo pode ter provocado a avalanche (foto: Divulgação)
Um grupo de quatro montanhistas foi surpreendido por uma avalanche na região de Lake District, na Inglaterra. Dois conseguiram escapar e os outros dois foram arrastados por 228 metros e ficaram sob a neve. O resgate foi imediato e logo foram levados ao hospital.
Segundo agência internacional de notícias, um dos jovens foi ferido na cabeça e está em estado crítico; o outro segue estável, apesar de seu estado ser grave. As autoridades da região pediram para que os visitantes não pratiquem caminhada ou escalada na área, por conta da instabilidade do tempo e das fortes nevascas.
Dezenove voluntários trabalharam no resgate dos montanhistas, que contaram também com helicópteros da Força Aérea, da polícia e uma ambulância aérea. Martin Cotterell, líder da equipe de resgate, afirma que o grupo provocou uma avalanche ao tentar escalar o Pinnacle Ridge coberto de neve.
Dois deles foram varridos pela avalanche e encontrados sob a neve. Os outros dois, de alguma maneira, conseguiram escapar não sabemos como – e foram encontrados perto do topo, declarou Cotterell.
A região – A região de Lake District é antiga e conta com uma cadeia de morros arredondados, e não muito elevado, com cumes que não passam dos 3 mil pés de altitude. Além da escalada que possui uma variação de paredes com falésias e rochedos, muitas pessoas procuram a área por se propícia para caminhadas entre os vales e montes.
Ao todo, são 24 montanhas que variam de 500 a 900 metros de altitude. O monte mais baixo é o Mealbreak, com 512 metros, localizado no bairro Lago Inglês. Apesar de ser a menor montanha da cadeia, é uma das mais íngremes subidas, além do caminho ser sinuoso. Sua crista é fina e está a 1.500 pés acima do nível do mar.
Em compensação, as duas montanhas mais altas são a Scafell (964m) e a Scafell Pike (978m), os picos mais altos da Inglaterra. As montanhas cobertas de neve são um chamariz para a escalada e garante aos turistas belas panorâmicas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 23, 2010