Após sete dias de prova, a equipe norte-americana Montrail confirmou nesta segunda-feira (16/06) o título de campeã da edição 2003 do Raid Gauloises, a mais longa corrida de aventura já realizada no mundo, com 950 km, no Quirguistão (Ásia). Em segundo lugar ficou a Human Link, da Suécia, que chegou ao PC 34, o último, 2h30 após a Montrail. As duas equipes se consolidaram nessas posições desde o terceiro dia do evento, iniciado em 10 de junho.
Em terceiro lugar ficou a francesa Ertips X-Adventure. Extreme Team Buff, da Espanha, conquistou a quarta posição. E em quinto ficou a neo-zelandesa Seagate. Esses são, até as 12h de hoje (18h locais), os únicos times que já concluíram a corrida, de acordo com o ranking do site oficial do Raid Gauloises. O Brasil teve um representante na prova, a equipe Atenah, que abandonou no segundo dia. Até agora apenas 14 equipes das 40 que largaram seguem na competição, que terminará oficialmente na próxima quinta-feira (19/06).
A festa do lago Toktogul – Uma multidão de moradores da região aguardava a Montrail quando o time concluiu a canoagem no lafo Toktogul, último estágio da corrida, e correu os metros finais até a linha de chegada do Gauloises 2003.
A equipe campeã é formada pela capitão Rebecca Rush (EUA), 34 anos, especialista em canoagem e rafting e considerada uma das melhores atletas de corrida de aventura do mundo, tendo participado de seis Eco-Challenges e dois Raid Gauloises; o navegador Patrick Harper (EUA), 34, especialista em esqui e canoagem, já havia participado de dois Eco-Challenge e dois Gauloises; Novak Thompson (AUS), também navegador, 33 anos, que trabalha como carpinteiro e já esteve em quatro Eco-Challenge (venceu em 1995) e dois Gauloises; e John Jacoby (AUS), quatro vezes campeão mundial de canoagem-maratona e com a vasta experiência de sete Eco-Challenge e a vitória no Elf Authentique Aventure realizado no Brasil, em 2000.
Vingança – Para Rebecca, John e Novak, o primeiro lugar neste Gauloises tem gosto de superação. “Definitivamente estamos nos vingando pelo ano passado”, reconheceu. Na edição 2002 do Gauloises, no Vietnã, os três faziam parte do Montrail/Parallax e lideravam a corrida com folga até que perderam 7 horas na última Área de Transição.
Desta vez, a liderança foi confirmada e ampliada quando a Montrail foi a única equipe a chegar em tempo ao final do estágio de rafting, no Posto de Controle (PC) 28, área de corte. Com vantagem, mas sem descuidar do ritmo, desta vez eles partiram para a reta final da corrida certos de que estavam carregando todos os equipamentos.
Este texto foi escrito por: Webventure