Morreu ontem Babu Chiri Sherpa, o homem a fazer mais rapidamente o percurso de subida até o cume e retorno ao acampamento base do Everest, a maior montanha do mundo (8850 metros). Babu , que tinha 35 anos, estava tirando fotos sozinho no acampamento II da montanha. Seu corpo foi encontrado alguns metros abaixo do acampamento, por volta da meia-noite.
O sherpa (morador da região da maior montanha do mundo, no Nepal) chegou dez vezes ao topo do Everest. Há aproximadamente um ano, em maio de 2000, ele completou a façanha em 16 horas de 56 minutos. Babu também havia escalado o Kanjenchunga, terceira maior montanha do planeta.
Aos 16 anos, o recordista começou a trabalhar como carregador para os trekkers que visitavam a região. Pai de seis filhas, sua profissão passou a ser de guia para times que sonhavam em chegar ao topo do Everest.
O primeiro ministro do Nepal, Girija Prasad Koirala, fez uma declaração sobre a morte de Babu Chiri Sherpa. Ele era um bravo escalador. Nosso país tem muito orgulho dele, afirmou.
Este texto foi escrito por: Webventure