David McTaggart, um dos fundadores do Greenpeace, entidade internacional sem fim lucrativos que organiza ações contra a agressão à natureza. McTaggart, que era diretor-executivo honorário do Geenpeace, sofreu um acidente de carro perto de sua casa em Umbria, Itália, na última sexta-feira.
Em 1972, McTaggart pilotou o navio da frota verde Vega, impedindo que a Marinha francesa realizasse testes nucleares em Muroroa, no sul do Pacífico, uma das primeiras ações do grupo ativista. Como represália por sua atuação, a Marinha francesa prendeu o barco e espancou a tripulação. O incidente causou forte comoção junto à opinião pública e levou a França a suspender provisoriamente os testes nucleares.
Também foi McTaggart o responsável pela unificação dos diversos escritórios nacionais semi-autônomos do Greenpeace em uma organização internacional o Greenpeace International , tornando-a capaz de conduzir campanhas globais na preservação do meio ambiente.
Segundo Roberto Kishinami, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, a morte de McTaggart constitui uma grande perda para o movimento ambientalista, não só pelo que ele significou no passado, mas também porque ele continuava sendo uma figura central neste movimento, através de sua participação ativa na luta pela proteção da vida nos oceanos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 26, 2001