Webventure

Morro da Urca


Patricia Duffles e Fernando Barroso descansando numa das paradas da face Norte do Morro da Urca (foto: Gabriela Saliba)

Cidade mais próxima: Rio de Janeiro

Tipo de pedra: Granito – Gneiss

Estilo predominante: Desde vias fáceis para iniciantes, até vias mais longas, incluindo um setor de falésia.

Número de vias (aproximado): mais de 50 vias, divididas entre as faces norte, sul, oeste e sudoeste.

Vias de escalada:
A face norte oferece algumas vias com grau de dificuldade técnica maior que as da face sul, e para escalar ali, é necessário subir a trilha do Morro da Urca. O setor da falésia tem vias até VIIb.

A face sul é também conhecida como “Paredão dos Coloridos”, fruto de uma homenagem dos conquistadores da primeira via desta face. Para a região da Praia Vermelha, eles deram o nome de “Paredão Vermelho” em 1974 (Salomith Fernandes e Carlos Bernardo). Dali essa brincadeira rendeu o Arco-Íris quase que inteiro, tem via chamada Cor de Burro Quando Foge, Branco, Preto, Azul, Infravermelho e por aí vai… As vias dos Coloridos tem graduação entre II e IV grau, ótimas para quem está iniciando na escalada.

Como chegar:
O Morro da Urca se localiza no complexo da Urca, Praia Vermelha (RJ). Próximo ao Instituto Benjamim Constant. Na zona sul da cidade, vários ônibus deixam bem próximo. Para chegar até estas escaladas, siga para Caminho do Bem-te-vi, também conhecido como Pista Cláudio Coutinho, na praça, um pouco depois de onde se pega o bondinho para subir o Pão de Açúcar.

As vias da face sul começam na Pista Cláudio Coutinho, subindo a rampa de pedra até uma altura de aproximadamente 250 m. Algumas vias começam da própria pista.

Para as vias da face norte, depois de caminhar na pista cerca de 10 minutos, pegue uma trilha bem marcada a esquerda, na única bifurcação que encontrará, pegue à sua esquerda novamente. As vias são acessadas por rapel, a partir do mirante do Morro da Urca. É fácil localizar os grampos. Ou você pode fazer uma trilha até a base, logo à direita.

Comentários:
A Urca é internacionalmente conhecida pela quantidade e diversidade de vias de escalada num mesmo lugar. A região é considerada um dos maiores centros urbanos de escalada do mundo! Isso sem falar que é um lugar seguro e de fácil acesso. As opções de escalada variam do baixo grau de dificuldade até as escaladas mais exigentes, para poucos…

Guia de escaladas local:
Urca – Guia de Escaladas, 3ª edição. Autores: Flavio Daflon e Delson de Queiroz

Este texto foi escrito por: Gabriela Saliba