Foto: Pixabay

Morro das Andorinhas

Redação Webventure/ Trekking

Visual de lá de cima do Morro das Andorinhas (foto: Andrei Helayel Maia)
Visual de lá de cima do Morro das Andorinhas (foto: Andrei Helayel Maia)

A trilha para o Morro das Andorinhas começa nas proximidades da igreja de São Sebastião, em Itaipu, numa ruazinha que vai se afunilando até virar uma trilha. No início, é uma subida um pouco íngrime, mas é relativamente curta e leva-se uns 30min para se chegar ao platô.

Lá em cima, olhando-se para NO, dá para avistar, praticamente, toda a Região Oceânica de Niterói, as lagoas de Itaipu e Piratininga, bem como as praias de Itaipu, Camboinhas e Piratininga. Ainda dá para ver o Morro do Cantagalo (um lugar muito bom para trekking e mountain bike) e o Parque da Cidade (vôo livre, parapente, mountain bike).

Virando-se para o Leste, temos a bela e famosa praia de Itacoatiara, com o Costão (210m) e o Morro do Elefante (405m) ao fundo (dois excelentes picos para trekking e escaladas!).

O lugar é excelente para caminhadas leves, além de ser perfeito para trekkings fotográficos, com o mais belo pôr-de-sol da região! Além disso, tem-se uma vista da cidade do Rio de Janeiro de um ângulo que pouquíssimas pessoas estão acostumadas a ver. E ainda existem aqueles que costumam cavalgar até o seu platô!

Partindo do platô e caminhando longitudinalmente, pega-se uma trilha, de uns 30min, um pouco mais fechada, que leva até a extremidade do morro, na beira do mar, bem em frente à Filha, uma das três ilhas (do Pai, da Mãe e Filha) que se enfileiram como um prolongamento do Morro das Andorinhas. O local é muito bom para mergulho e em dias de mar calmo, dá para ficar numa laje, ao nível do mar, e curtir como se estivesse numa praia!

Como Chegar:
Em Niterói, siga em direção à Região Oceânica, mais precisamente, para a Praia de Itaipu. A igreja de São Sebastião fica num morrinho a uns quinhentos metros da praia. De ônibus (linha 38), partindo do Centro da cidade, leva-se uma hora para chegar à praia de Itaipu. Existe também uma linha (770) que sai da Praça XV, no Rio de Janeiro, e que leva umas duas horas.

Comentários:
O Morro das Andorinhas é a divisão natural de duas das mais belas praias da Região Oceânica de Niterói – Itacoatiara e Itaipu -, que avança em direção ao mar e faz parte do maciço do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que possui muitos atrativos e trilhas.
Seu nome tem origem, segundo moradores da região, numa gruta localizada na sua cumeeira – A Gruta das Andorinhas – onde estes pássaros costumavam se reunir.

Parque Estadual da Serra da Tiririca:
O Parque Estadual da Serra da Tiririca (PEST) foi criado pela lei estadual nº 1901 de 29/11/91 e incluído na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO em 10/10/92; tendo a finalidade de proteger a flora, a fauna e as belezas cênicas nele existentes; assim como contribuir para a amenização climática, a alimentação do lençol freático e a redução da erosão na área onde se encontra.

Situa-se ao longo da divisa dos municípios de Niterói e Maricá, tratando-se de um maciço granítico que delimita a bacia da laguna de Itaipu e a baixada de Itaipuaçu.

Sua flora é composta principalmente por matas em regeneração, mas com alguns vestígios de vegetação nativa original. Possui ainda algumas espécies raras e outras endêmicas, ou seja, só encontradas ali. Uma espécie de orquídea endêmica já se encontra em vias de extinção devido a coleta criminosa realizada por algumas pessoas.

A caça indiscriminada e a invasão do homem ocasionaram um empobrecimento geral de sua fauna ao longo dos anos. Ainda assim é possível encontrar espécimes importantes, raros ou em extinção, como: tamanduás, preguiças-de-coleira, cachorros-do-mato, tucanos de bico preto, pacas, tatus, coelhos do mato etc.

O que levar
Leve água, pois já faz muito tempo que as fontes das trilhas da Serra da Tiririca secaram.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 15, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure