Andre Kuhner durante a conquista da via e os Dois Irmaos do Leblon ao fundo (foto: Gabriela Saliba.)
Cidade mais próxima: Rio de Janeiro
Tipo de pedra: Granito – Gneiss
Número de vias (aproximado): 26
Vias de escalada:
A face norte conta com cerca de 10 vias e variantes. Ali a freqüência é bem menor do que em outras faces, e se encontram vias como Grande Guerreiro, Cabrito em Chamas e Cabrito Cabreiro. Lá há uma fissura, a Perestroika Crash, conquistada em artificial (A2), ou um exigente VIIIc em livre. Nesta face a grampeação é mais longa, e dá-lhe aderência! (exceto nas vias Cabrito em Chamas e na Perestroika Crash).
A face sul tem quatro vias acabadas, no setor da fenda Genitália. Na face sudoeste fica a maior concentração de vias e variantes, são doze (setor da via Padecendo no Paraíso). Destas, sem dúvida a Última Opção (3º VI E1) é a mais popular, e Padecendo no Paraíso (5º VIIa E1) a mais difícil. Ainda nesta face, as vias Where The Streets Have No Name (3º VI E3) e Casa da Mãe Joana (3º IV E3), são bastante expostas, apesar de terem lances de baixo grau de dificuldade.
Como chegar:
O Morro tem vários acessos para suas muitas vias, e faces escaláveis. A entrada mais fácil e freqüentada, é pelo parque da Catacumba, na Lagoa, de frente para a Lagoa Rodrigo da Freitas, zona sul do Rio. Qualquer ônibus que passe pela Lagoa, sentido Túnel Rebouças, passa na porta de entrada do parque. Eles abrem o portão às 8h e fecham às 17.
Entrando no parque, pegue a sua direita, suba procurando um rio seco, seguindo por ali direto, você vai dar na base da pedra.
Este texto foi escrito por: Gabriela Saliba
Last modified: fevereiro 7, 2003