Todos os pilotos oficiais da equipe KTM decidiram abandonar a competição após a morte, nesta quarta (29/9), do francês Richard Sainct (Gauloises/KTM). Marc Coma, Fabrizio Meoni, Carlo De Gavardo, Cyril Despres, Jean Bruce e Jordi Duran não voltam mais para a competição.
A decisão da KTM de abandonar o Rali dos Faraós aumenta a pressão por uma decisão no UAE Desert Challenge, no Emirados Árabes, e no Por Las Pampas Rally, na Argentina.
Se não desistir da prova, o norueguês Pal Anders Ullevalseter deve ter o rali nas mãos e conseqüentemente a liderança do campeonato na classificação geral. Na categoria até 450cc o italiano Alessandro Zanotti pode assumir a liderança provisória no Mundial.
Até o momento não há informações concretas sobre que pilotos, além dos oficiais da fábrica KTM, irão abandonar a prova em homenagem ao francês Richard Sainct.
Luto fechado – O corpo de Sainct já se encontra na cidade do Cairo, capital do país, mas só poderá sair do Egito nos próximos oito dias, já que as leis locais proíbem transladar um corpo falecido em acidente antes deste prazo. Os familiares de Sainct já se encontram na cidade.
Em luto fechado, toda a equipe KTM se reunirá amanhã com a família do piloto para uma homenagem.
Richard Sainct sofreu morte instantânea após sofrer uma forte queda durante o trecho cronometrado desta quarta. O piloto francês foi campeão do Dakar em 1999, 2000 e 2003 e também tricampeão mundial FIM.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani