Carro capotou no deserto da Líbia em trecho de alta
velocidade; piloto tem quadro clínico considerado satisfatório
Sarir (Líbia) Dia triste no Rally Paris-Dakar. O navegador francês Bruno Cauvy morreu hoje depois de sofrer grave acidente na décima etapa da competição, entre Zilla e Sarir, uma base petrolífera no deserto da Líbia. Um helicóptero foi acionado e chegou ao local em 27 minutos. Os médicos encontraram o carro Toyota número 280 capotado. O piloto, Daniel Nebot, tem quadro clínico considerado satisfatório. A organização do evento ainda não tem detalhes de como foi o acidente.
Cauvy e Nebot não eram competidores de destaque. Ontem eles terminaram em 46o lugar, mesma posição ocupada quando eles passaram pelo primeiro posto de controle neste sábado, no quilômetro 132. Depois daquele ponto, os nomes dos franceses não apareceram mais na listagem que é atualizada várias vezes ao dia com as posições de cada competidor.
A etapa de hoje era uma grande reta no deserto e alguns veículos, como o novo Mitsubishi Pajero Evolution do japonês Hiroshi Masuoka, o vencedor na categoria carros, chegaram a quase 190 km/h.
A boa notícia do dia foi a vitória de André Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, na categoria caminhões, um excelente resultado para o Brasil. André completou o roteiro em 4h54m04s. Ele mantém a terceira posição na classificação geral acumulada da competição desde a largada, dia 1o de janeiro.
Esse é um resultado muito importante para a equipe brasileira, que está indo bem na competição, comemorou André na chegada a Sarir ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, os outros dois ocupantes do caminhão da Petrobras Lubrax. Os russos Vladimir Tchaguine e Firdaus Kabirov, do time oficial da fábrica Kamaz, ficaram em segundo e terceiro na etapa de hoje.
Nas motos, Jean Azevedo, irmão de André, garantiu o segundo lugar na categoria motos Production e aparece em sétimo na geral. Na classificação acumulada, ele continua na quinta posição. O sueco PG Lundmark acelerou forte e terminou em primeiro. Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi Pajero Full, ficaram em quarto na categoria Super Production Diesel e 21o entre todos os carros.
Na etapa deste sábado os competidores não puderam usar GPS, aparelho eletrônico que mostra a localização exata com a ajuda de satélites, uma dificuldade a mais para os navegadores, que tiveram que achar o caminho apenas por bússola.
A caravana da competição entra amanhã no Egito, último país do Dakar 2003. A etapa entre Sarir e Siwa terá 586 quilômetros no total, sendo 438 cronometrados, e será a última antes do dia de descanso, na segunda-feira. Ainda faltam 3.284 quilômetros até o final da prova, dia 19 de janeiro, em Sharm El Sheik, às margens do Mar Vermelho.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).
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Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro – De Sarir (Líbia)
Last modified: fevereiro 22, 2017