O hidroavião que será usado na expedição de Moss. (foto: Divulgação)
Depois de coletar amostras do ar na volta ao mundo realizada em um motoplanador, o piloto naturalizado brasileiro Gérard Moss vai iniciar o projeto Brasil das Águas. A bordo do hidroavião anfíbio Lake Renegade 250, ele terá a missão de fazer um levantamento ambiental inédito sobre as águas doces brasileiras, começando em agosto deste ano.
Para lançar o projeto, Moss fará um pouso na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (04/06). O objetivo da expedição é percorrer o país de ponta a ponta (100 mil km) num período de um ano, medindo a qualidade da água de todas as bacias hidrográficas.
Rasantes – As amostras serão captadas em vôos rasantes. Uma sonda instalada a bordo do avião fará a análise imediata de determinados parâmetros físico-químicos da água. Outras características das amostras coletadas, como potabilidade e contaminação por metais pesados, serão examinadas depois em laboratórios.
O resultado será a mais abrangente avaliação da qualidade da água dos principais rios e lagos utilizando a mesma metodologia em todo o país. Outro objetivo da expedição é conscientizar a população sobre o valor da água uma das principais riquezas do Brasil e a importância de preservá-la.
Fotos – O projeto conta com outro recurso inédito: o local de cada coleta será registrado em fotos aéreas georreferenciadas com GPS, permitindo aos cientistas visualizarem as características do terreno.
O projeto Brasil das Águas conta com a participação da A.N.A (Agência Nacional de Águas), da Embrapa e da Funasa. Especialistas da USP, UFRJ e UFF receberão amostras coletadas durante a viagem para serem utilizadas em suas pesquisas. Todas as informações serão reunidas num acervo e banco de dados e disponibilizadas no site www.brasildasaguas.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure