Filmes de vários países serão apresentados na 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha (foto: Alexandre Cardoso)
A 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha começa nesta sexta-feira (23), no Cine Odeon Petrobras (RJ). Com duração de três dias, um dos principais destaques do evento é o World Tour do Banff Mountain Film Festival, um dos mais importantes festivais internacionais de cinema de aventura.
Dentre os filmes estrangeiros que serão exibidos estão as produções americanas Sharp End: Europe e Sharp End: BASE solo, de Peter Mortimer e Nick Rosen, e o suíço Play Gravity, de Samuel Gyger e Ueli Kestenholz. Os dois primeiros mostram aventuras de escalada e o último aventuras de parapente, snowboard e speedriding.
Além do world tour, o evento trará a Mostra Competitiva Nacional 2009, na qual serão apresentados 13 filmes nacionais que concorrerão ao Troféu Corcovado. Entre as categorias que disputam os prêmios estão a de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia, escolhidos por júri oficial e júri popular.
Ao mesmo tempo em que os visitantes poderão apreciar e votar nas produções, poderão também acompanhar o lançamento de outras coisas relacionadas ao esporte de aventura. Entre elas estão o livro Guia de Vídeo Digital, do cineasta e ex-editor de fotografia da revista National Geographic Richard Olseniuse, e a exposição Expedição Fotográfica Atacama – Desertos e Vulcões, do fotojornalista Fabio Elias
Banff Mountain Film Festival – Desde 1976 na ativa, o Banff Mountain Film Festival traz para outros países o melhor do festival da escola canadense Banff Centre, única de nível superior da América do Norte dedicada a artes, cultura das montanhas e desenvolvimento de liderança.
Atualmente, a mostra percorre mais de 80 cidades, em 28 países diferentes, sendo que a América do Sul está em seu roteiro desde 2000. O primeiro país latino a poder apreciar as produções de aventura foi o Chile. Em 2001, foi a vez do Brasil e da Argentina. Hoje, além desses três países sul-americanos, outros quatro fazem parte da lista: Colômbia, Equador, México e Venezuela.
Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a cultura de montanha devem ir até o
Cine Odeon Petrobras, que fica na Praça Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. As sessões dos filmes acontecem as 19 e 21 horas, sendo que a entrada custa R$ 16,00 (R$ 8,00 para meia entrada).
Atrações
- Mostra Banff
- Mostra Competitiva
- Lançamento do curta “Caminho Teixeira” na estreia do festival
- Lançamento do Guia do Vídeo Digital de Richard Olseniuse
- Exposição fotográfica: Expedição Fotográfica Atacama Deserto e Vulcões, de
Fabio Elias
Este texto foi escrito por: Webventure