Webventure

Mostra Internacional de Filmes de Montanha terá novidades em 2010


Uruca foi o grande vencedor da Mostra de Filmes de Montanha em 2008 (foto: Reprodução)

Marcada para os dias 21 a 24 de outubro, no Cine Odeon Petrobras (RJ), a décima edição da Mostra Internacional de Filmes de Montanha terá novidades em 2010. O público presente no evento poderá assistir a exibições de filmes nacionais e internacionais premiados no mundo todo, como o longa Nanga Parbat, de Joseph Vilsmaier, que conta história do alpinista Reinhold Messner e de seu irmão na nona montanha mais alta do mundo (8.125 metros).

“O Nanga Parbat foi lançado no início deste ano, sendo exibido no Festival de Trento e eleito como o melhor filme pelo júri popular. Estamos trazendo o que tem de mais recente dos filmes de montanha com uma produção cinematográfica. Nosso primeiro longa-metragem e em película. É realmente para festejarmos”, afirmou Alexandre Diniz, diretor geral do evento.

Outros filmes internacionais que farão parte da edição de 10 anos da Mostra serão os norte-americanos “First Ascent: Alone on the Wall” e “First Ascent: The Impossible Climb”, além do francês “Mont-Blanc Speed Flying” e do inglês “Take a Seat”. O primeiro, com Alex Hanold, foi premiado no Festival de Trento como melhor filme de alpinismo. Já o curta francês foi eleito o melhor na categoria montanha no Festival de Banff.

Brasileiros – Os longas e curtas brasileiros também estarão bem representados no evento e competirão na Mostra Competitiva nacional. Ao todo, 12 trabalhos serão exibidos, concorrendo, por júri popular e oficial, ao Troféu Corcovado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

O grande destaque será o curta de animação Entre Nós, de Erick Grigorovisk, premiado diretor que, em 2008, levou o prêmio Corcovado de melhor diretor, além do prêmio de melhor filme por Uruca. Concorrem com ele filmes como “Slack Brasil”, que traz imagens belíssimas do esporte no Rio de Janeiro, e “Dias de Tempestade”, que mostra a dura rotina de uma conquista de escalada feita nos confins do Brasil.

Este texto foi escrito por: Webventure