Muitas crianças querem nadar para ser como tritões e sereias que veem na televisão, alguns adultos nadam apenas por hobby, profissionalmente ou em busca de um condicionamento, aparência e saúde, mas os benefícios da natação vão muito além disso.
Conheça um pouco mais sobre a natação que refresca e ainda evita o desconforto de suor nas temperaturas muito altas.
O Webrun conversou com o preparador físico da Ziva Brasil, Felipe Kutianski que apresentou 10 motivos para você começar a nadar o quanto antes. Confira:
1 – Sobrevivência
Em muitos lugares, como no Paraná por exemplo, os índices de morte por afogamento aumentaram muito nos últimos anos. Isso aconteceu por causa de dois fatores: pessoas que não sabem nadar e outras que, por excesso de confiança e falta de costume com o meio aquático, acabam não conseguindo se salvar em um momento de necessidade.
2 – Melhora as funções cardiorrespiratórias
Quando você começa a nadar, a capacidade cardiorrespiratória torna-se mais exigida pelo seu corpo. E com o tempo, você ganha uma melhora no sistema cardiorrespiratório, que se tornará mais resistente ao exercício.
3 – Ajuda no emagrecimento
Graças ao treinamento e reeducação alimentar feita sob orientação de um nutricionista, na primeira semana o aluno já pode perceber a diminuição no percentual de gordura.
4 – Socialização
Para alguns alunos isto é muito importante. Essa interação em grupo na aula da natação, não só na piscina, mas em provas muda muito a cabeça dos jovens e se torna um ponto importante na vida da pessoa.
5 – Resistência muscular
Outro ponto já notado nas primeiras aulas. Assim como a parte cardiorrespiratória, a musculatura é muito usada logo de início. O aluno também irá perceber o aumento da resistência perante ao estímulo, que é pedido durante a prática.
6 – Coordenação motora
Este é um ponto muito importante, principalmente para as crianças. Ao iniciar qualquer tipo de atividade física, a coordenação tende a aumentar seu acervo e isso é algo que ela vai levar para a vida toda. É possível perceber durante a vida adulta, quem foi uma criança que subia em árvores e nadava e quem cresceu em um ambiente mais urbano.
Uma das maneiras de perceber isso é ver um adulto que “não sabe correr direito”. Ele até sabe correr, porém seu acervo motor não foi tão estimulado, então determinados movimentos ainda são novos.
7 – Respiração
Um ponto muito trabalhado na natação é: aprender à respirar. Vivemos com uma respiração automática e ninguém pensa, só respira. Ao tomar consciência desta respiração, ela se torna controlada e assim, você consegue cuidar da quantidade e intensidade de ar que inspira e expira. A natação te obriga a fazer isso, porque se você respirar a qualquer hora vai acabar inspirando água. Então, é preciso contar o número de braçadas antes de respirar, tornando a respiração controlada.
Participe da Meia Maratona do Descobrimento em Porto Seguro!
8 – Apneia
Ela engloba dois pontos: controle sobre respiração e a sobrevivência. Para alguns movimentos da natação é preciso ter controle em apneia, assim você se torna mais tolerante ao aumento de CO2 no corpo e prepara o corpo para este estímulo oxidativo.
9 – Grupos musculares
Natação é um dos exercícios mais completos pela demanda muscular. É impossível nadar sem ativar o core e mexer as pernas ou os braços.
10 – Água
Água te dá resistência, quanto mais fundo mergulhar, maior a pressão devido a resistência que ela exerce no corpo. A temperatura dá água também traz vantagens. Se a pessoa tem um processo inflamatório, nadar em água morna aumenta a circulação sanguínea e consequentemente também o processo regenerativo.
Last modified: fevereiro 23, 2017