Webventure

Motores começam a roncar em Cascavel


Zeca Cardoso briga pelo vice (foto: )

Cascavel (PR) – Começam nesta sexta-feira às 9h30 os treinos da penúltima etapa da temporada da Fórmula-3 Sul-Americana. O autódromo de Cascavel, no Oeste do Paraná, vai receber os mais velozes e cobiçados carros da América do Sul e alguns pilotos que em pouco tempo vão estar fazendo sucesso nas pistas européias e americanas. O maior exemplo é o campeão antecipado Nelsinho Piquet, que na próxima temporada vai correr na Fórmula-3 Inglesa, uma categoria muito observada por donos de equipes da Fórmula-1, o grande objetivo de Nelsinho e da maioria dos jovens pilotos brasileiros.

Na etapa do Rio de Janeiro Nelsinho se tornou o mais jovem piloto da história a conquistar a Fórmula-3 sul-americana. No dia 20 de outubro, quando garantiu o título com quatro corridas de antecipação, Nelsinho tinha 17 anos, 2 meses e 25 dias. Antes dele o mais jovem era outro piloto com sobrenome famoso: Christian Fittipaldi, que em 1990 se sagrou campeão com 19 anos.

Nelsinho Piquet, que neste ano conquistou os recordes de 12 poles positions e dez vitórias tem 11 no total –, ganhou pela primeira vez na F-3 justamente no dia 9 de novembro de 2001, quando disputou metade da temporada. A corrida deste sábado será exatamente um ano depois. Nelsinho tem seus planos para festejar a data:

“Gosto de correr aqui em Cascavel, a pista é boa e veloz e nada melhor para comemorar um ano da minha primeira vitória na F-3 Sul-Americana do que outra vitória. É isso o que quero fazer !”, disse Nelsinho que está em Cascavel desde quarta-feira à tarde.

Uma das grandes brigas neste final de semana da oitava rodada dupla do ano será pelo vice-campeonato da F-3, que tem cinco pilotos com chances matemáticas. Danilo Dirani é o vice-líder com 140 pontos, Wagner Serafim vem a seguir com 139, Zeca Cardoso é o quinto com 99 pontos e Angelo Serafim ocupa a sexta posição com 96 pontos. Thiago Medeiros, quarto colocado com 107, não vai disputar as duas corridas em Cascavel por ter de cumprir suspensão de uma prova imposta pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

De acordo com o Tribunal de Justiça Desportiva da CBA, Thiago teria ofendido um dirigente da entidade na corrida de Fortaleza, quando foi ameaçado de morte pelo empresário Arialdo Pinho, que colocou uma arma na cabeça do piloto. Pinho foi suspenso por seis meses.

Na F-3 Light somente dois pilotos possuem condições matemáticas de chegar ao título. A liderança é de Duda Azevedo com seu companheiro de equipe Daniel Landi em segundo lugar. Duda tem 197 pontos contra 179 de Landi. Restando quatro provas para o final da temporada, estão em jogo 80 pontos. Duda tem quatro vitórias no ano e Landi ganhou cinco vezes.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. Os patrocínios são da AutoTrac, CEB e Pirelli.

Este texto foi escrito por: Milton Alves