Com informações de Isabela Rios, direto de Diamantina (MG)
A 22ª edição do Rally dos Sertões realizou nesta sexta-feira (29) a sua penúltima etapa. Em uma especial mais curta, com 178 quilômetros, saindo de Diamantina (MG) e voltando para a mesma cidade, as motos não enfrentaram tantos problemas na etapa. O vencedor foi o piloto da Team Honda HRC, Paulo Gonçalves, com o tempo de 2h24min25, mas impedir o título do espanhol Marc Coma não será tarefa fácil no último dia.
Hoje foi uma especial mais curta. Eu saí numa posição boa e andei forte. No meio da especial, alcancei o Jean (Azevedo), mas era muito difícil ultrapassar. Com a poeira não dava para encostar. Acabei vindo no ritmo dele. Acho que foi uma boa especial, garante o português, que está na segunda colocação no tempo acumulado, com quatro minutos e 36 segundos de desvantagem para o líder na geral
O Marc tem alguns minutos de vantagem, mas o rally só termina amanhã, no último quilômetro. Então vamos tentar andar forte, analisa. (Tirar a vantagem) na velocidade vai ficar difícil. Não é fácil tirar quatro minutos e meio de um piloto como o Marc. Mas, se fosse garantido, a gente nem largaria amanhã. Então vamos ver o que vai acontecer, diz, um esperançoso, Gonçalves. Vou lutar até o final.
O brasileiro Jean Azevedo, da equipe Honda Mobil de Rally, mais uma vez andou forte e foi o segundo melhor do dia marcando 2h26min08. Foi uma especial curta, mas bem gostosa. Bem prazerosa, sinuosa, com bastante navegação. Uma região bonita no começo dela, onde era uma estrada de trem, detalha. Agora é só terminar e tentar manter a terceira posição, porque pra ir pra frente fica difícil, explica o competidor, sobre o acumulado nas motos. Ele está 13min29 atrás de Coma.
Já o espanhol da KTM Red Bull Factory Team fechou a especial com a terceira marca, reconhecidamente administrando a vantagem que tem sobre Gonçalves no tempo total da competição. “Hoje foi importante controlar a tocada, fazer uma tática mais conservadora, sabendo que perderíamos algum tempo, mas foi bom. Não foi uma etapa fácil, com uma parte de trial, com serra. Uma etapa completa. Amanhã ainda são muitos quilômetros, vou manter a concentração e controle até o último quilometro”, garante Marc Coma.
Última etapa
No sétimo e último dia de competição, o Rally dos Sertões chegará à capital do Estado de Minas Gerais. Serão 125 quilômetros de trecho cronometrado, o que pode ser pouco para Gonçalves recuperar os minutos que Coma abriu de vantagem.
“Teremos um deslocamento inicial de 54 km por estrada de terra. A especial começa rápida com piso de cascalho e a travessia de um rio. Fica rápida com estradas de piçarra com muitas lombas e mata-burros. A prova segue com um trecho de trial, subindo e descendo uma serra. A parte final é mais rápida, porém muito sinuosa até o final. O deslocamento final é por asfalto até a chegada em Belo Horizonte”, detalha Eduardo Sachs, diretor técnico do Rally dos Sertões.
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação
Acompanhe o Sertões ao vivo e veja os resultados completos aqui.
*Programação sujeita a alteração
Os melhores na 6ª Etapa e no acumulado (resultado extraoficial):
Motos – 6ª Etapa
1. #1 PAULO GONCALVES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 02h24min25
2. #5 JEAN AZEVEDO (HONDA / HONDA MOBIL DE RALLY) 02h26min08
3. #2 MARC COMA (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 02h26min49
4. #16 SAM SUNDERLAND (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 02h27min34
5. #3 JORDI VILADOMS (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 02h28min20
Motos Acumulado
1. #2 MARC COMA (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 16h45min39
2. #1 PAULO GONCALVES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 16h50min16
3. #5 JEAN AZEVEDO (HONDA / HONDA MOBIL DE RALLY) 16h59min09
4. #4 HELDER RODRIGUES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 17h04min57
5. #3 JORDI VILADOMS (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 17h08min46
Este texto foi escrito por: Marcos Souza
Last modified: agosto 29, 2014