Juca Bala pode ser campeão na Super Production (foto: Marcelo Krings / Webventure)
Neste Rally dos Sertões é notável o equilíbrio entre as categorias Super Production e Production. Até ontem a prova era liderada por um piloto da Super, Juca Bala (104/Honda). Hoje passou às mãos de Tiago Fantozzi (105/Husqvarna), da Production, categoria que ocupa sete das dez primeiras posições na classificação geral as demais são da Super.
Juca ainda lidera – Pertencem à Super Production motocicletas de enduro, cross, rali e protótipos com motorização de 125 cc acima com preparação livre, desde que possuam sistema próprio de iluminação com geração própria de luz. A categoria ainda é liderada por Juca Bala, que tem 2min02 de vantagem sobre o segundo colocado, Maurício Fernandes (127/Husqvarna). Fernandes atualmente mora na Suíça e voltou ao Brasil especialmente para o Sertões.
Jean Azevedo, campeão em 2000, está em terceiro lugar na classificação acumulada da Super. Ele foi o mais rápido hoje, seguido por Dimas Mattos (108/KTM/Production), Henry Abreu (135/KTM/Super Production) e Fernandes.
O experiente Mattos ocupa a quarta colocação nos tempos acumulados da categoria. Abreu é está em quinto.
Revelações – Na Production estão os dois melhores pilotos do Rally até agora: o líder da geral Tiago Fantozzi e o vice-líder, Alex Buchheim (111/Suzuki/Production-Novatos). Em terceiro na categoria está Eduardo Archer (125/Honda/Production-Novatos), que foi o mais rápido neste Domingo. A quarta posição é de Sydney Seiji (120/Yamaha), seguido por Ronaldo Pires.
A categoria possui o maior número de inscritos entre as opções para Motos: 19. Participam dela motocicletas de enduro com motor 2 tempos até 350 cilindradas ou motorização 4 tempos até 700cc, comercializadas no mercado brasileiro.
Quatro na briga – Apenas quatro motos estão no Sertões 2001 pela categoria Marathon, dedicada a motocicletas de trail até 400 cc comercializadas no mercado brasileiro. Até a quarta etapa, Moara Sacilotti (124/Yamaha), primeira mulher a correr o rali em moto, liderava a categoria em sua terceira participação. O primeiro colocado agora é João Pereira (121/Suzuki), com 5h18min16 de vantagem sobre o vice-líder José Jorley (140/Honda), que foi o mais rápido na etapa de hoje. Em terceiro, na classificação acumulada da Marathon, está Sílvio Garske (132/Honda).
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: julho 16, 2001