Webventure

Motos: Jean Azevedo reencontra vitória

Não foi a especial mais difícil do Rally dos Sertões que mudou os planos de Jean Azevedo de conquistar o título de 2005. O piloto da Petrobras/Lubrax passou ileso à prova deste domingo, entre Cavalcante e Padre Bernardo, em Goiás. E ainda reencontrou a vitória, depois de ver o chileno Carlo de Gavardo vencer os últimos três dias.

Aqueles que tinham esperança de ver Jean Azevedo perder a tranqüila vantagem na liderança do Sertões hoje se decepcionaram com o tempo de 4h28min18 que o paulista precisou para cruzar os 302 quilômetros cronometrados. Carlo de Gavardo fez o segundo melhor tempo do dia, ficando a 16 segundos (levou pena de seis segundos) de Jean.

Zé Hélio foi o terceiro (a 12min57), Ludovic Boinnard o quarto (a 19min09) e Flávio de Carvalho o quinto (a 26min21). Por coincidência, a posição de chegada dos cinco primeiros colocados é a mesma na classificação geral.

“Consegui ir bem na etapa de hoje, apesar de passar por trechos onde tive que andar com muita cautela, como quando da travessia de um rio”, lembrou Jean Azevedo. Gavardo também reconheceu que precisou desacelerar em muitos pontos. “Foi um dia muito duro e eu fiquei preocupado com o rio”, afirmou o chileno.

O rio causou problemas a Flávio de Carvalho. Durante a passagem pelo trecho, a moto dele caiu e, ao levantar-se, o piloto sentiu uma fisgada na coluna vertebral. “Hoje o cansaço só não foi maior que o da prova no Jalapão. Garanto que todo mundo chegou aqui estafado”, avaliou Iguana, como é conhecido.

Quase certo – Os resultados da etapa de hoje serviram para solidificar a posição dos cinco primeiros. Jean Azevedo está cada vez mais próximo do título, assim como Carlo de Gavardo do vice-campeonato, Zé Hélio do terceiro lugar, Ludovic Boinnard do quarto, e Flávio de Carvalho do quinto.

Passadas oito etapas, Jean acumula o tempo de 23h23min34. Gavardo aparece a 1h06min09 do brasileiro. A diferença de Zé Hélio para o chileno também é de quase uma hora. Já Boinnard aparece a pouco menos de 40 minutos do terceiro lugar.

Gavardo parece já estar convencido de que não conseguirá neste ano o título do Rally dos Sertões. “Tentar recuperar o tempo é algo impossível. Por isso vou me concentrar em não cometer erros para ganhar na minha categoria”, afirmou o chileno, bem perto de vencer na 450cc.

A idéia de Zé Hélio também não é de ganhar posição. “Não estou preocupado em tirar a diferença do Gavardo, mas sim em completar o rali. Não quero arrisca a minha terceira colocação”, revelou o brasileiro. Para não fugir à regra, Ludovic mostrou discurso parecido. “Vou tentar garantir minha posição nos dias que restam.”

Resultados da 8ª especial para Motos
1) Jean Azevedo 4h28min18
2) Carlo de Gavardo a 16 segundos
3) Zé Hélio a 12min57
4) Ludovic Boinnard a 19min09
5) Flávio de Carvalho a 26min21

Classificação geral do Sertões
1) Jean Azevedo 23h23min34
2) Carlo de Gavardo a 1h06min09
3) Zé Hélio a 2h03min18
4) Ludovic Boinnard a 2h41min27
5) Flávio de Carvalho a 3h55min03

Este texto foi escrito por: Redação Webventure