Foto: Pixabay

Motos não poderão participar do Terra-Brasil

Redação Webventure/ Offroad

Motos não poderão participar por determinação da CBM. (foto: André Chaco / Arquivo Webventure)
Motos não poderão participar por determinação da CBM. (foto: André Chaco / Arquivo Webventure)

A Confederação Brasileira de Motociclismo divulgou hoje que a categoria Motos (para motos e quadriciclos) não poderá existir no Rally Terra-Brasil e o evento não será mais a abertura do Campeonato Brasileiro de rali para motos.

As mudanças aconteceram porque a data da prova foi alterada: um acordo entre a CBM e a empresa organizadora do evento, a Adventure, determinava que ela devia acontecer neste fim de semana (27 e 28/04). A Adventure optou por adiá-la para 30 de abril a 2 de maio. “É a primeira vez que mudamos uma data, mas foi por uma causa nobre, por conta do patrocínio para a prova”, afirma Dyonísio Malheiros, da Adventure.

“Infelizmente não podemos ter alterada a data de um evento que já estava pré-fixada na nossa programação”, explica Percival Nascimento, coordenador de enduro da CBM. “E a nova data escolhida para o rali é muito próxima à de outra prova, uma etapa do Brasileiro de enduro de regularidade”, lembra ele.

O enduro será realizado em Santa Catarina, nos dias 11 e 12 de maio, e a confederação considera este tipo de prova na mesma categoria dos ralis: Todo-Terreno. “Abrimos a possibilidade de negociar uma nova data para o rali, que não 30 de maio a 2 de junho, mas fomos informados de que não era interessante”, completa Percival.

Justificativa – A CBM tem poder de cancelar a participação das motos na prova porque se trata de um evento interestadual. Percival destaca que não há nada contra o Terra-Brasil ou a sua organização. “Tanto que agora a abertura do Brasileiro de rali para as motos vai ser no Baja das Neves, organizado também pela mesma empresa do Terra-Brasil”, confirma. O Baja vai acontecer nos dias 22 e 23 de junho, em Santa Catarina.

Dyonísio lamenta a falta das motos e afirma que ainda tem esperanças de que possam participar. “A confederação está certa. Estou triste porque acho que os maiores prejudicados serão os pilotos. Tenho a esperança de que o bom senso prevaleça e se libere as motos pelo menos para andar na prova”, diz.

Eram esperadas, segundo a Adventure, até 150 motos e 15 quadriciclos no rali, que irá do Rio a Porto Seguro (BA) também com competição em carros e caminhões. O organizador garante que, independente da participação ou não das motos e dos “quads”, o evento vai acontecer.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: abril 26, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure