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Motos terão coroa e pinhão feitos em titânio pela Vaz


Honda Tornado e Honda Falcon terão coroa e pinhão em titânio da Vaz (foto: Ricardo Ribeiro)

São Paulo – Uma grande novidade nas motos da Equipe BR Lubrax que disputarão o Paris-Dakar 2002 será a coroa e o pinhão feitos especialmente em titânio. As duas peças, mais a corrente, formam um kit totalmente fabricado no Brasil pela Vaz, a maior fabricante deste tipo de componentes no país (e a segunda do mundo) e a mais nova parceira da Equipe BR Lubrax.

A empresa está iniciando um audacioso projeto para consolidar a presença da marca no mercado mundial. Com sede em Jundiaí, no interior de São Paulo, a Vaz vem usando importantes competições no Brasil e no exterior como laboratório de testes para o desenvolvimento de produtos, o que também acontecerá no Rally Paris-Dakar 2002.

A Vaz não poderia ter escolhido uma pista de testes melhor. O desgaste de peças e componentes mecânicos é muito grande no deserto, principalmente aquelas partes que sofrem um contato direto com o ambiente (poeira, areia, pedras, água, calor, frio, vegetação, barro, etc). Entre esses itens estão o sistema de transmissão das motos e os pneus. Pinhão, coroa e corrente sofrem com este atrito a cada metro percorrido e têm de provar resistência e performance.

“No Paris-Dakar poderemos testar a durabilidade de nossas coroas, corrente e pinhões, aperfeiçoando sempre, e oferecer um excelente produto para nossos consumidores”, afirma Gianfranco Zezze, presidente da Vaz. A participação em importantes provas do motociclismo mundial e os constantes investimentos em mão-de-obra e tecnologia fizeram com que a Vaz atingisse níveis de qualidade que podem ser comparados aos melhores fabricantes do mundo.

Além das partes originais da Honda XR Tornado e do kit de coroa, corrente e pinhão Vaz, vários outros componentes utilizados nas duas motos que participarão do Paris-Dakar também são de origem nacional:

Pneus MT 18 e câmaras de ar Pirelli
Aros de Alumínio Eninco
Pára-lamas dianteiros e protetores de mão em plástico da Circuit
Ponteiras de escapamento em alumínio Sarachú
Hodômetros digitais Compass
O lubrificante escolhido é o Lubrax Moto 4, já testado no deserto e ideal para condições onde as exigências são máximas

A Falcon Rally e a Tornado Rally ainda são equipadas com seguintes itens:

Equipamentos de navegação por satélite (GPS)
Suporte para road book (espécie de mapa distribuído pela organização)
Guidão de alumínio
Protetor de motor, reservatório de água potável, com três litros e suporte para pequenas peças, ferramentas e baliza eletrônica de sinalização, integrados em uma peça de alumínio. Opção de pára-lama dianteiro alto (para barro) e baixo (para areia)
.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Assessoria de Imprensa Equipe BR Lubrax
Tels.: (11) 3675-3809 / 3865-5741
E-mail: impdakar@terra.com.br
Site oficial: www.parisdakar.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira