O MoviStar a caminho de Vigo (foto: Divulgação)
O VO70 MoviStar terminou a travessia transatlântica em direção à Europa no último domingo. O veleiro que irá competir na Volvo Ocean Race 2005-2006 percorreu cerca de cinco mil milhas náuticas desde 17 de maio, quando saiu do Rio de Janeiro em direção à Espanha.
Ao chegar aqui completamos nossas primeiras 15 mil milhas de treinamento oceânico, mas agora só teremos um pequeno descanso para consertar o barco e voltar para a água nas próximas semanas para continuarmos somando experiência, disse o skipper Bouwe Bekking.
A primeira fase do treinamento da equipe do MoviStar foi da Austrália até o Rio de Janeiro, cruzando o cabo Horn um roteiro parecido com uma das pernas da próxima Volvo Ocean Race. Essa região é tida por alguns como a mais difícil de se navegar em todo o mundo, e mesmo assim o barco quebrou o recorde de velocidade. O veleiro percorreu 530 milhas náuticas em 24 horas, superando em 4,5mn a marca anterior
Avaliação da viagem – Da Austrália para o Rio tivemos vários problemas, mas também aprendemos muito e evoluímos muitos detalhes do barco. A maior prova disso é que do Rio até aqui não tivemos nada de errado, avaliou Bekking ao chegar em Vigo.
Mesmo passando alguns momentos delicados pela ausência total de vento nos dias anteriores, a reta final foi uma verdadeira maravilha. Hoje mesmo, faltando apenas 50 milhas para a chegada, encontramos ventos de 30 nós, disse Xabi Fernandes, Trimmer da Genoa.
Vários barcos foram receber o MoviStar na entrada do porto da cidade. Os familiares dos tripulantes e as autoridades locais também compareceram para prestigiar a chegada dos viajantes. A cidade da largada da Volvo Ocean Race, Sanxenxo, será a base do MoviStar até o início da competição. A próxima partida para treinamento ainda não está definida.
Este texto foi escrito por: Webventure