Foto: Pixabay

MoviStar quebra recorde de velocidade

Redação Webventure/ Vela

A base de operações do barco espanhol MoviStar recebeu um telefonema histórico na quinta feira (7 de abril). “Pedro, acabamos de quebrar o recorde mundial”, berrou o capitão do veleiro, Bouwe Bekking, direto do Pacífico sul. A equipe de dez tripulantes a bordo de um V70 quebrou o recorde mundial de velocidade em alto mar. O veleiro percorreu 530 milhas náuticas em 24 horas, superando em 4,5mn a marca anterior.

“É um recorde histórico para a navegação. Ninguém nunca foi tão longe em 24 horas em um barco monocasco. E é apenas um treinamento!”, comemorou Pedro Campos, gerente geral da equipe, que recebeu o telefonema. A marca ainda depende da aprovação do Conselho Mundial de Recordes de Velocidade, mas tudo indica que não haverá problema para o reconhecimento do recorde. O MoviStar partiu no domingo (3) de Wellingtton, na Nova Zelândia, e segue para o Rio de Janeiro ainda sem data marcada para chegar.

Até então, o recorde de velocidade para um monocasco era de 525,7 minhas náuticas em 24 horas. O Veleiro liderado pelo inglês Robert Miller tinha quase o dobro do tamanho do V70 MoviStar e uma tripulação de 24 pessoas. O recorde geral é de 706,2 mn de um trimarã. Na ocasião, quatro membros da tripulação que conduz o barco 2 do ABN Amro de Portugal até os EUA.

“Esperávamos muitas surpresas desse barco, mas não imaginávamos que elas viriam tão rápido”, disse Campos. “Nossa média foi de 22.08 nós durante as 24 horas. O barco literalmente voou! É difícil descrever a sensação de cortar as ondas nessa velocidade”, disse Ilker Martínez, tripulante do veleiro.

O próximo desafio do MoviStar é atravessar o Cabo Horn, conhecido como o “fim do mundo”. No total, da Nova Zelândia até o Rio de Janeiro, serão 6.700 milhas náuticas de viagem, sem paradas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 8, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure