Movistar é transportado para água com bulbo e mastro novos (foto: Divulgação)
Após ficar quase um mês fora dágua para receber reparos, o Movistar está de volta ao mar de Sanxenxo, na Espanha, mesmo local do início da Volvo Ocean Race no dia 5 de novembro. Temos um novo bulbo para a quilha e um novo mastro, afirmou Pedro Campos, diretor da equipe.
Segundo ele, as mudanças foram feitas para maior distribuição de peso e melhora da performance, e serão testadas a partir de hoje, quando o veleiro retorna para os treinos na água. Essas mudanças são um passo significante para o desenvolvimento do barco, mas por outro lado teremos que recalibrar vários de seus limites, disse o comandante Bouwe Bekking. Agora temos que aprender como atingir o máximo do potencial dessas mudanças, mas a boa notícia é que sabemos desde já que elas terão um impacto positivo no nosso desempenho, completou.
O Movistar foi o segundo VO70 a ficar pronto e já em março desse ano foi para a água fazer os primeiros testes. No primeiro mês no mar, a tripulação quebrou o recorde de velocidade. O veleiro percorreu 530 milhas náuticas em 24 horas, superando em 4,5mn a marca anterior.
Treinos práticos – A tripulação agora também parte para uma mudança na rotina de treinamento. Durante as semanas que o barco ficou em terra focamos o treinamento físico. Agora poderemos voltar para a programação de velejar, sem deixar de lado o aspecto físico. Ainda temos sessões diárias de musculação e tudo é mais que necessário para se velejar em um barco tão desafiador como um VO70, disse o proeiro Pepe Ribes.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 8, 2005