Webventure

MTB 12 Horas terá quase 100 atletas na solo e grandes times nas duplas e quartetos


Largada acontece a meia-noite (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)

Grandes nomes do cenário nacional de mountain bike já confirmaram presença na 12ª edição do MTB 12 horas, que acontece nos próximos dias 24 e 25 no circuito de 10 quilômetros do SerrAzul, localizado em Itupeva, quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes.

Dentre os 300 atletas inscritos estão Edvando Souza Cruz, Marcio Ravelli, Odair Pereira, Arley Teixeira, Adriana Nascimento e Alziane Diógenes, a maior vencedora do MTB 12 horas e que busca o tetracampeonato. Além disso, virão dois consagrados portugueses para a disputa na categoria solo: Ricardo Figueiredo e Catarina Canha.

Mesmo sendo considerado uma grande festa, foram formadas equipes muito competitivas. Nas duplas, a Astro Team virá com Edvando Souza Cruz e Marcos Pereira e a Caloi trará Arley Teixeira e Felipe Avelar. Robson da Silva e Daniel Resende formam a dupla da Terrabike, de Juiz de Fora. Já Tácio Camargo e Daniel Carneiro de Merida, campeões das duplas em 2006, correrão na categoria solo, neste ano.

Entre os quartetos, os campeões de 2006 buscarão o bi-campeonato. A equipe Bianchi repetirá a formação do ano passado com Cláudio Palamartchuck, Pablo Lucatelli, Rodrigo Sá e Fábio José. Outro quarteto que promete se destacar é o da Coyotes KHS, de Santa Catarina, composta por Gilberto Góis, Joelcio Soares, Ricardo Ramthum e Bruno Martins.

Recorde na solo – A prova contará com 100 atletas na categoria solo, um recorde para a competição. “O objetivo é evitar o congestionamento na trilha, motivo de reclamação de muitos atletas nos anos anteriores”, afirmou Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira de mountain bike e responsável pela elaboração do circuito da prova.

As categorias do MTB 12 horas são as seguintes: na solo masculino são quatro divisões de acordo com a idade dos participantes (nascidos até 1956, entre 1957 e 1966, entre 1967 e 1976, e entre 1977 e 1990). Na solo feminino não há divisão. Nas duplas, as parcerias têm de ser formadas por atletas podendo só um deles ser de elite. Há ainda a categoria Mista, formada por quatro componentes, com pelo menos dois do sexo feminino. Por fim, entre os quartetos existe a divisão por idades na qual os componentes devem somar até 110 anos, de 111 a 130 ano, de 131 a 150, ou mais de 151 anos. O evento que marca o encerramento do calendário nacional de provas de mountain bike.

Este texto foi escrito por: Webventure