Webventure

Mudanças marcam a nova temporada da Equipe Petrobras Lubrax

A Equipe Petrobras Lubrax inicia a temporada 2002/2003 com muitas mudanças. A grande novidade é o retorno de Jean Azevedo, irmão de André Azevedo, para a vaga de piloto de moto na equipe. Nos carros as novidades também são grandes. Klever Kolberg e Lourival Roldan estarão competindo no Brasil com uma picape Mitsubishi L 200 Evolution Diesel. Nos caminhões, mais surpresas. André Azevedo pilotará um Mercedes-Benz no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, incluindo o Rally dos Sertões, e a Copa Baja Brasil.

Moto – Jean já fez parte da Equipe em temporadas anteriores. Ele estreou no Rally dos Sertões em 1994, na categoria Motos Siluette. Paulista de São José dos Campos, o piloto disputou o Paris-Dakar pela primeira vez em 1996 e já no ano seguinte, 1997, foi campeão da prova na categoria Motos Production, fazendo dobradinha com André, o segundo colocado. Ele também esteve no Dakar representando a equipe Petrobras Lubrax em 1998 e 2001.

Jean Azevedo ficou na equipe Petrobras Lubrax até abril de 1998, quando decidiu partir para a carreira solo. Seu posto foi então ocupado por Juca Bala, a quem substitui agora. “Estou feliz por voltar a ter a oportunidade de correr novamente o Paris-Dakar com uma equipe bem estruturada como a Petrobras Lubrax. Nestes últimos quatro anos amadureci muito como pessoa e piloto e tive a oportunidade de adquirir experiências novas na passagem por outras equipes. Tudo isso só tem a acrescentar para a minha carreira e para o nosso trabalho a partir de agora na Petrobras Lubrax”, analisou Jean Azevedo.

No Brasil, Jean estará disputando o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, a Copa Baja Brasil e o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM com uma moto Gas Gas Enducross EC 400-FSE. No Dakar ele correrá com uma KTM LC4 660 Rally. Os objetivos do piloto são ousados: ele busca o tricampeonato no Rally dos Sertões, o bi na Copa Baja e no Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, onde tenta se classificar para o Six Days, a “olimpíada” do off road que em setembro deste ano acontecerá na República Checa. Mas a principal meta de Jean é conquistar o bicampeonato no Rally Paris-Dakar. Se conseguir, este será o sexto título da Equipe Petrobras Lubrax nas motos do Dakar.

Carros – A dupla Klever Kolberg e Lourival competirá pela primeira vez no Brasil com um carro diesel: uma picape Mitsubishi L200 Evolution especialmente preparada pela Mitsubishi Racing, equipe oficial de fábrica da marca aqui no Brasil. A Equipe Petrobras Lubrax também terá todo o suporte técnico e logístico da fábrica durante as provas do Brasileiro. Klever contou que está muito satisfeito com a nova parceria. “Continuo meu trabalho com a DGP Motorsport desenvolvendo os meus Pajero, mas pilotar uma L200 Evolution preparada pela Mitsubishi é oportunidade única. Eu e o Lourival Roldan, meu navegador, teremos um intercâmbio muito rico com todo o time e em especial com o Wilson Fittipaldi, diretor de competição da equipe. Com certeza vamos aprender muito”, espera Klever.

Lourival também está entusiasmado. “Correr com este carro no Brasil me ajudará a conhecer melhor o equipamento que utilizaremos no Paris-Dakar 2003, já que o motor da L200 Evolution é um diesel 3.2 igual ao do Mitsubishi Pajero Full que usaremos na África. Estou estudando francês e ampliando os meus conhecimentos mecânicos para atender da melhor forma possível qualquer eventualidade no Brasil e no exterior”, disse Lourival.

Outro ponto que Klever destacou é a parceria com a Pirelli. “Estamos recebendo uma força muito importante da Pirelli, que não se restringe apenas ao apoio financeiro, mas o desenvolvimento de produtos e a construção do complexo de pistas Scorpion By Pirelli, onde podemos treinar com toda a segurança e testar com o acompanhamento dos engenheiros”, explicou.

Klever e Lourival buscam o tricampeonato no Rally dos Sertões, o bi na Copa Baja e o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e no Rally Paris-Dakar na categoria Super Production Diesel. “Já temos três vice-campeonatos na categoria carros no Dakar e tenho certeza que este trabalho no Brasil nos ajudará a melhorar muito”, disse Klever.

Caminhões – André Azevedo estará com equipamento e co-piloto novos nas competições brasileiras. A Equipe Petrobras Lubrax correrá com um caminhão Mercedes-Benz e terá o médico, e também mecânico, Robson Pereira como navegador. “Essas características do Robson prevaleceram na escolha do meu companheiro: terei comigo um mecânico, um médico especializado em emergências e um navegador. Não preciso de mais nada”, diz André Azevedo.

Azevedo acredita que a competição para os caminhões será muito disputada. A Mercedes-Benz tem fornecido informações, ajudando a melhorar a competitividade deste caminhão. O objetivo é superar o peso em relação à concorrência, que está usando caminhões menores e mais leves. Vários pilotos de off road que se destacaram na categoria Carros estão buscando novos desafios com os caminhões. “Estou bastante motivado. O caminhão ainda está sendo preparado. Minha expectativa é grande para buscar minha segunda vitória na categoria caminhão no Rally dos Sertões e me preparar para o Dakar, onde quero conquistar minha primeira vitória na categoria caminhões”, disse André. Azevedo venceu o Dakar na categoria Motos Maratona em 1991.

No Rally Paris-Dakar, Azevedo usará o mesmo caminhão Tatra com que competiu na edição anterior da prova. Ele estará correndo ao lado do tcheco Tomas Tomecek, engenheiro da marca. O caminhão foi construído em 2001 para atender às exigências do regulamento da competição, que não permite mais motores no centro do chassi. Atualmente esse tipo de veículo só pode ter motor em cima do eixo dianteiro.

Mudança – Os pilotos Juca Bala e Luiz Mingione, depois de terem realizado uma excelente participação na Equipe Petrobras Lubrax, com os títulos de campeão nas categorias Super Production para motos até 400 cilindradas e até 250 cc no Paris-Dakar, estão agora fazendo parte da Equipe CDI Competições.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Site oficial: www.parisdakar.com.br
E-mail: impdakar@terra.com.br
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9917-0056

Este texto foi escrito por: Ana Carolina Vieira / Ricardo Ribeiro