Webventure

Muita festa na despedida do Sertões em SP


Fãs do off-road lotaram a praça Charles Miller (foto: Fabiana Soccol)

Praça Charles Miller lotada e as maiores feras do off-road lado a lado com participantes desconhecidos do público e de gente que simplesmente gosta da agitação. A largada promocional do 9º Rally dos Sertões teve tudo isso e outras surpresas. Os campeões de 2000, Jean Azevedo (motos) e Édio Fuchter (carros) inauguraram em São Paulo o maior rally off-road da América Latina. Largada oficial só mesmo neste domingo, em Franca (SP), de onde os competidores partem para os mais de 5 mil quilômetros de prova.

“Nunca vi uma festa dessas num rali”, elogiou o diretor de prova da categoria Carros, o português Jaime Santos. Desde a tarde de hoje o estacionamento do estádio do Pacaembu, em São Paulo, começou a se transformar no circo do Sertões, com a chegada dos veículos e seus pilotos e navegadores para vistoria, caminhões das equipes de apoio e o colorido dos infláveis dos patrocinadores.

À noite, o público paulistano chegou para completar o espetáculo. Antes do desfile dos competidores deste Sertões, houve sorteios de brindes e apresentações de carros e o show de saltos com motos do piloto e Personalidade Webventure Jorge Negretti.

Na rampa – Por volta das 21h30, o organizador da prova, Marcos Ermírio de Moraes, chamou os pilotos e navegadores para uma rápida reunião, reforçando as informações para o prólogo (tomada de tempo que define a ordem de largada), marcado para amanhã de manhã, em Jandira (SP).

Com luzes, gelo seco e outros luxos, Jean Azevedo inaugurou a rampa de largada, logo após a passagem da equipe Subaru Júnior. Depois foi a vez do português Paulo Marques, que agradeceu a festa paulista. Seu compatriota Jaime acompanhava tudo de perto, na rampa. “Ainda é cedo para se dizer se o Sertões é uma prova em nível mundial ou não. Mas todos têm muita boa vontade e isso já é 70% de tudo”, disse.

A festa nos carros foi comedida. Klever Kolberg e Lourival Roldan (BR Lubrax) foram uma das poucas duplas que saíram do veículo para saudar o público. De fora, Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti, vice-campeões na geral em 2000, observavam os colegas. “É duro ficar fora do Rally, mas fazer o quê, escolhemos isso!”, conformava-se Fadigatti. Ao lado de Varela ele preferiu participar da próxima etapa do Mundial de rali cross-country, que acontece durante o Sertões, na Espanha. A dupla lidera a categoria T3.2 do campeonato.

Acréscimo – Os caminhões fecharam a confraternização comemorando o aumento do número de participantes nesta que é uma categoria recente do Sertões. “Neste ano, temos quatro caminhões participando, o que representa um aumento de 100% para a categoria”, festejou André Azevedo, campeão no ano passado.

O Rally segue seu rumo e chega neste sábado a Jandira (SP) para o prólogo, a partir das 8h. De lá, os competidores seguem em caravana para Franca (SP), local da largada oficial.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira