Webventure

Muita lama nas trilhas do Vale Raid de São José

Sessenta e três duplas divididas nas Categorias Vale Raid (36) e Turismo (27) largaram no último dia 29 da pequena Monteiro Lobato (SP), junto à Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba Paulista, para a disputa do Raid de São José dos Campos, válido pela quinta etapa do Vale Raid 2001.

O campeonato é disputado por cinco Jeeps Clubes da região e, neste ano, numa iniciativa inédita e muito bem sucedida, teve a primeira etapa disputada em conjunto com a Copa Sudeste, na cidade de Salto. Uma nova prova conjunta será realizada em Caçapava (SP).

As quatro primeiras etapas foram organizadas respectivamente pelos Jeeps Clubes Cia da Terra (Caçapava), JC Taubaté (Caraguatatuba), Equipe Distração 4×4 (Taubaté) e, esta última, pelo JC Comando da Mantiqueira (S. J. dos Campos). Resta o Jeep Clube de Mogi das Cruzes, que realizará a última etapa nos dias 23 e 24 deste mês.

Patinadas – Como já era esperado, a prova de São José teve muitas dificuldades em virtude das chuvas que tornaram as trilhas muito lisas, dificultando a ação dos pilotos e navegadores, devido às patinadas e conseqüente diferença na quilometragem dos hodômetros dos jipes, fazendo com que ambos tivessem muito trabalho para perder poucos pontos nos PCs.

Aliás, os pilotos foram quem mais “se divertiram” na prova. As trilhas em sua grande maioria foram em locais de mata fechada e com acesso restrito somente aos 4×4, o que, somadas as dificuldades naturais do percurso erosões, rios, atoleiros e pirambeiras -, foi um desafio à parte na condução dos veículos. Os mais experientes puderam mostrar toda a sua habilidade e perícia, enquanto os novatos passaram sérios apuros para concluir o percurso muito bem escolhido pela organização.

No total foram montados 22 Postos de Controle, dos quais, ainda devido ao estado das trilhas, alguns se atrasaram na entrega do material. Isso fez com que a apuração dos resultados tivesse uma demora fora dos padrões normais, sendo feita já “no escuro”.

Estreando uma nova dupla com o amigo Carlos Lobo, consegui uma excelente terceira colocação na prova, mesmo enfrentando uma série de problemas no câmbio de nosso Willys. Fizemos a prova inteira sem a marcha ré e acabamos perdendo muito tempo em curvas muito fechadas e nos locais onde foi necessário fazer manobras com o jipe, mas nada que comprometesse nossa classificação final.

Trabalho mesmo tiveram os carros limpa-trilha da organização. Não foi nada fácil desencalhar os “atolados” e veículos que quebraram ou se acidentaram durante a prova, sem maiores conseqüências para pilotos e navegadores. Por volta das 19 horas, após o almoço de confraternização no Clube de Campo Luso Brasileiro, em São José dos Campos, foram divulgados os resultados e entregue a premiação dos vencedores da etapa. Confira abaixo os melhores.

5ª etapa Vale Raid – resultados

Categoria Vale Raid
1) Ronald Stick/Osmar João (Caraguá) – 34 pontos perdidos
2) Alexandre Meneghini/Tomaz Badaró (Taubaté) – 41 pp
3) Benedito C Lobo/André Muniz (Caraguá) – 46 pp
4) Fernando de A Gonçalves/José O. Gonçalves (Mogi) – 51 pp
5) Domingos H Moritz/Arapy de Assis (Caraguá) – 56 pp
6) Silvio Grotkoskwi/Sandra Faria (Taubaté) – 57 pp

Categoria Turismo
1) Anderson Khoury/Ewerton Khoury (Mogi) – 66 pontos perdidos
2) Paulo Eduardo Andrade/Arthur Andrade – 481 pp
3) Jorge Heort/Caio Moreira (Mogi) – 518 pp
4) Fábio Ribeiro/Marcos Ribeiro – 570 pp
5) Edson Yoshikawa/Renato Yoshikawa (Mogi) – 964 pp
6) Marcos Rogério/Paulo Sérgio – – 2536 pp

Classificação Geral do Vale Raid – após cinco etapas

Duplas
1) Sílvio Grotkoskwi/Sandra Faria (Troller/Taubaté) – 96 pontos
2) Fábio Vernizi/Andréa Vernizi (Engesa/São José) – 82
3) Ronald Stilk/Osmar João (Willys/Caraguá) – 80
4) David Natali/Marcos Macedo (Willys/Caçapava) – 73
5) Mário Cardoso/José M. Cardoso (Willys/Caçapava) – 72
6) Carlos E Body/Mauro Gomes Jacaré (Willys/Taubaté) – 72

Cidades (válida a pontuação das 5 melhores duplas)
1) Taubaté (Equipe Distração 4×4) – 363 pontos
2) Caraguatatuba (JC Taubaté) – 340
3) Caçapava (JC Cia da Terra) – 301
4) S. J. Campos (JC Comando da Mantiqueira) – 281
5) Mogi das Cruzes (JC Mogi das Cruzes) – 142

Este texto foi escrito por: André ‘Deco’ Muniz