Foto: Pixabay

Muitas punições e Gavardo vence de novo

Redação Webventure/ Offroad

Curiosos dão as caras na trilha. (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Curiosos dão as caras na trilha. (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)

A adaptação do chileno Carlo de Gavardo às trilhas brasileiras continua evoluindo a passos largos. Nesta sexta-feira, ele venceu pelo segundo dia consecutivo a especial do Rally do Sertões entre as motos. Para ser o mais rápido do sexto dia de trechos cronometrados, o piloto oficial da KTM acelerou forte nos 100 quilômetros entre São Félix do Tocantins (TO) e Natividade (TO).

Gavardo fez o tempo de 1h04min37, já incluindo a punição de 30 segundos que recebeu. Ainda assim, conseguiu ser mais veloz que o líder na classificação geral, o paulista Jean Azevedo, que fez o segundo tempo (a 10 segundos).

Além de Gavardo, outros 26 pilotos foram penalizados hoje. À exceção do chileno, todos acabaram punidos por não controlarem o CH1. Em função disso, tiveram um acréscimo de 3h30 ao tempo de prova. Muitos nomes conhecidos estiveram nessa lista, como Marc Coma, Fabrício Marchesi, Juca Bala, Sylvio de Barros e Ramon Volkart.

Alheio ao problema dos outros, o chileno falou das dificuldades que enfrentou durante a prova de hoje. “Esta é uma especial muito parecida com o Dakar e se exige uma experiência nesse tipo de terreno. Sair do deserto do Jalapão é muito difícil, porque temos de suportar um grande calor, a constante poeira e a pressão da competição”.

Jean Azevedo não esconde a tática de administrar a grande vantagem obtida nos primeiros dias de rali. “Estou indo tranqüilo, então tomo cuidado para evitar acidentes e conseguir chegar até o final da prova”, admite o piloto, em busca do quinto título no Sertões, o que seria um recorde nas motos.

Atrás de Gavardo e Jean ficaram Zé Hélio em terceiro (a 4min04), Flávio de Carvalho em quarto (a 6min14) e Dimas Mattos (a 7min06). “Foi um Jalapão massacrante, com deslocamento bem cansativo. Qualquer um que termina essa prova pode se considerar vitorioso”, revela Flávio, também conhecido como Iguana.

Tudo igual – A dura especial de hoje alterou pouco o quadro de classificação entre os primeiros do Sertões, entre as motos. A quatro especiais do fim do rali, Jean Azevedo aparece na liderança com o tempo total de 15h40min32. Gavardo é o segundo com 1h06min41 de desvantagem.

Zé Hélio mantém-se em terceiro a 1h36min17 de Jean Azevedo. “Não estou mais preocupado em ultrapassar o Jean, pois a diferença é enorme. Agora vou administrar para chegar bem em Goiânia”, revelou Zé Hélio, que reclamou do fato de estar com um motor inferior ao dos principais concorrentes.

Ludovic Boinnard aparece na quarta posição (a 2h04min41) e o espanhol Ariel Macari é o quinto (a 2h51min24). Depois de mais de 2.988 quilômetros percorridos, o Sertões já passou da metade e só tem pela frente pouco mais de 1.700 quilômetros. Das 66 motos que largaram, apenas 36 seguem na disputa.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: agosto 5, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure