Felipe Loffreda venceu na 15 a 17 anos. (foto: Divulgação Vertical Indoor)
Clique aqui e confira a Galeria de Fotos
Ao todo 41 atletas participaram da etapa de abertura da Copa Curtlo & Vertical Indoor de Escalada Esportiva Amador, anteontem (20/03), em Arujá (SP). O evento contou com seis categorias diferentes, para homens e mulheres.
Quem começou a escalar foi a categoria Masculino Acima de 30 anos, que teve duas vias de características bem distintas na fase eliminatória. O route-setter Adérito Neto optou em usar paredes que não haviam sido exploradas no ano passado, que exigiu bastante equilíbrio num perfil de trecho positivo e movimentação estática.
Goro Shirawa, presidente da APEE (Associação Paulista de Escalada Esportiva), teve seu dia de competidor e conseguiu a a melhor classificação nesta fase seguido por Alfredo Pedro, Rômulo Bertuzzi, Dimitri Wuo, organizador de Ranking Escolar de escalada, e Ricardo Aquino. Logo após, na final, Goro demonstrou maior resistência e levou o primeiro lugar. Rômulo, que é o técnico dos campeões brasileiros André Berezoski e Ana Makino, ficou em segundo. Dimitri completou o pódio na categoria.
Superfinal feminina – Entre as mulheres houve doze competidoras em duas categorias e uma boa disputa em ambas. Após todas terem passado com facilidade pela fase eliminatória, com vias de quarto e quinto graus, elas tiveram pela frente um percurso mais longo, com movimentação de força e passagens técnicas. Sofia Kilmar e Luiza Banks empataram e forçaram uma superfinal na categoria Até 17 anos, que foi vencida por Luiza.
Na Feminina acima de 18 anos, Clarissa Barros completou a via dominando a última agarra e conseguiu a primeira colocação. Luana Simons ficou em segundo e Carla Sonsino, em terceiro.
No período da tarde de sábado foi a vez dos homens até 29 anos. Nessa faixa houve apenas duas categorias – a Até 14 anos teve apenas um competidor inscrito.
Na 15 a 17 Anos, Caio Sanfelice, Felipe Loffreda e Rafael Bortolotti travaram uma boa disputa nas eliminatórias e completaram as duas vias desta fase. Na final, além da técnica e experiência a envergadura ajudou Felipe a conquistar o primeiro lugar. Vinícius Cruz e Rafael Bortolotti empataram em segundo lugar e Caio ficou em quarto.
Via exigente – Na 18 a 29 anos, com doze participantes, quatro conseguiram encadenar (completar) as duas vias da eliminatória e fizeram uma final bastante seletiva. Adérito fez algumas modificações na via para torna-lá mais difícil, exigindo muita pressão das mãos dos cinco finalistas. Gustavo Linari, com movimentos bastante fortes, conseguiu alcançar a 18ª agarra e superou Magnus Grutrnch e Rafael Moreira Neves.
Todos os atletas receberam a camiseta do evento, saco de magnésio Curtlo, hidratação da Gatorade e brindes da Tribo dos Pés – Loja Vila Olimpia. A próxima etapa, das quatro previstas, será dia 8 de maio, novamente no ginásio Vertical Indoor, em Arujá. Para ver os resultados completos desta primeira etapa, acesse www.verticalindoor.com.br
Este texto foi escrito por: Webventure