Webventure

Mulheres participam de “Curso de Mecânica” em SP


Participantes na aula teórica. (foto: Cristiane Savieto)

Quem diria que mulheres topariam fazer um curso sobre mecânica em plena manhã de sábado ensolarado?

Isso foi o que aconteceu no último sábado (23/03), às 9h, no Distribuidor Ford Sonnervig, em São Paulo. Cerca de 20 mulheres das mais variadas idades participaram do curso “Mecânica Básica de Automóveis para Mulheres”. Com uma parte teórica e outra prática, o curso abordou através de uma linguagem simples e objetiva, quais são as peças de um automóvel, suas funções e dicas para se sair bem em qualquer situação.

“Sempre tive vontade de tirar a carteira de motorista e quero ser independente. Por isso vim aqui aprender”, contou Karina, de 18 anos, foi com a mãe, Lúcia, participar do curso. Magali, de 44 anos, funcionária pública, há algum tempo já procurava algo neste sentido: “Quis aprender para não ser lesada quando tiver problemas com o carro”.

O curso existe há um ano e várias edições já foram realizadas. “O sucesso é tanto que já temos 40 mulheres inscritas para o próximo curso, que acontecerá em abril“, diz Tatiana De Nichile, coordenadora de atendimento.

O “Mecânica Básica de Automóveis para Mulheres” foi uma iniciativa da própria Distribuidora para melhor atender às necessidades de seus clientes. “Em quatro anos consecutivos, o Distribuidor Ford Sonnervig ganhou o prêmio de melhor Revenda Ford em atendimento do Brasil segundo os clientes”, comenta Vanderci Peixoto, gerente de pós-vendas.

Teoria
O curso se iniciou com a parte teórica, em que todas as mulheres se reuniram em uma sala para aprender sobre motor, combustível, sistema de escapamento, pneus, suspensão, freios e por fim algumas dicas. Todas puderam conhecer inúmeros componentes dos automóveis e tirar as dúvidas sobre suas funções. Dentre os componentes mostrados na parte teórica podemos destacar:

  • Mola: é um componente da suspensão que sustenta todo o peso do veículo;
  • Amortecedores: auxiliam o trabalho das molas, limitando suas oscilações e impedindo as trepidações do veículo;
  • Caixa de Direção: serve para direcionar o veículo;
  • Vela: emite a faisca para a queima da mistura do motor;
  • Disco e pastilha: servem para frear o carro;
  • Filtro de óleo: filtra o óleo que circula no motor;
  • Filtro de pólen: retém impurezas de ar;
  • Filtro de ar: filtra o ar que o motor utiliza.

    Muitas dicas foram passadas no curso. Algumas delas são as seguintes:

  • Leia o manual de instruções do carro, ele é extremamente útil e importante;
  • Caso tenha problemas com o seu carro, procure sempre um Serviço Autorizado. Os mecânicos das Autorizadas são treinados pelas montadoras e desta forma, são mais confiáveis;
  • Cuidado quando o frentista do posto de gasolina lhe perguntar: “Vamos dar uma olhadinha no óleo?” Quando o carro está quente, o óleo tende a se espalhar e desta forma o frentista poderá dizer: “Precisa completar.” Não complete, espere uma próxima oportunidade para verificar o óleo quando o carro estiver frio;
  • Não coloque combustível aos poucos. Isto faz com que a vida útil da bomba de combustível seja menor;
  • Calibre corretamente os pneus, pois quando estão baixos aumentam o atrito e o consumo de combustível;
  • O combustível adulterado pode causar danos no seu veículo como entupimento do bico dos injetores; carbonização do motor e danos na câmara de combustão; encrustração na cabeça do pistão e nas válvulas de admissão; corrosão da bomba de combustível, mangueiras e escapamento; e aumento do consumo de combustível.

    Prática
    Após uma hora de aula teórica, todas as mulheres colocaram as luvas e … foram a aula prática, acompanhada por Antônio Quiles, supervisor da oficina e por Frederico, técnico. Nesta parte do curso, as participantes se dividiram em dois grupos, que se revezavam nas atividades.

    O primeiro grupo aprendeu as funções e onde se localizam o escapamento, o reservatório de combustível, a parte inferior da suspensão, a caixa de direção e o freio, através de um Ford Ka suspenso em um elevador. O segundo grupo aprendeu como se troca um pneu, onde se localiza o estepe, como é o visual do motor, como se verifica o óleo e os fluidos.

    Patrícia, de 29 anos, engenheira de transportes, disse que gostou do curso e aguarda um próximo que seja mais avançado. Se tornou integrante do Clube do Picapeiro através do Webventure.

    Ao final do curso, as mulheres ganharam um certificado e vários brindes do Distribuidor Ford Sonnervig. O próximo curso está marcado para abril. Para obter mais informações, entre em contato no e-mail servico@sonnervig.com.br ou pelo fone (11) 6166-1060.

    Este texto foi escrito por: Cristiane Savieto