Foto: Pixabay

Mulheres sherpas querem sair da sombra no Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Cinco mulheres sherpas partiram anteontem de Katmandu na tentativa de serem a primeira equipe nepalesa a chegar ao cume do Everest, a maior montanha do mundo.

Os sherpas, como são chamados os habitantes dos arredores do Himalaia, no Nepal, são conhecidos como excelentes montanhistas pela facilidade com que se adaptam às grandes altitudes. Alguns já fizeram história, como Tenzing Norgay, que ao lado do inglês Edmund Hillary, foi o primeiro a escalar a montanha, além de Appa Sherpa e Ang Rita Sherpa, os que mais vezes (10) chegaram ao cume do Everest. As mulheres, porém, costumam ter um papel secundário nas expedições: quando participam, vão principalmente para cozinhar. A única nepalesa a chegar ao topo do mundo foi Pasang Lhamhu, que participou de uma equipe masculina em 93, e morreu na descida.

Sonho antigo – O grupo que espera mudar essa história é chefiado por Migma Yangje, de 33 anos, que é dona de um abrigo para trekkers na vila de Thangboche, no caminho para o acampamento-base do Everest. Yangje começou a sonhar com essa expedição quando hospedou pela primeira vez uma alpinista.

O ataque ao cume deve ser feito somente em maio, ao mesmo tempo que tantas outras expedições que já estão no Everest para esta nova temporada.
climbing teams, the AP wrote.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 10, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure