Zé Hélio correrá a bordo de um Sherpa (foto: Eliseo Miciu)
O Rally dos Amigos, que acontece neste fim de semana, em Itatinga (SP), terá mais uma grande atração para os amantes dos ralis. O piloto Zé Hélio, pentacampeão do Rally dos Sertões na categoria motos, correrá a disputa entre os carros da categoria Protótipos T1 a bordo de um Sherpa.
Fiquei longe dos carros por 13 anos, e eu tenho essa vontade há algum tempo, porque acho que será o caminho mais natural para depois que eu deixar as motos. Isso não quer dizer que é algo para já, muito pelo contrário. Meu objetivo ainda é ser campeão nas motos, disse. Mas já estou pensando na transição, e o Rally dos Amigos é uma ótima oportunidade para isso, completou.
Zé Hélio, que por dois anos competiu entre os carros, conquistando um pódio no Sertões em 1996, acredita que terá sucesso no volante do Sherpa em sua volta momentânea à categoria. O piloto lembra algumas histórias de sucesso de competidores que começaram nas motos e depois passaram para os carros.
O histórico é favorável. O francês Stéphane Peterhansel ganhou o Dakar seis vezes de moto e depois foi tricampeão entre os carros. O Jean Azevedo depois das motos foi tricampeão brasileiro também nos carros. Acho que os pilotos de moto têm mais facilidade por causa da leitura de terreno e por causa da sensibilidade que é maior, explicou.
Navegador – Para voltar aos carros, Zé Hélio escolheu um grande amigo para ajudá-lo durante a disputa: Cláudio Corcelli. Segundo o piloto, Corcelli será o navegador perfeito levando em conta que ambos trabalham juntos há anos nas motos.
O Claudio é um parceiro que me ajuda nas motos há muito tempo. Ele entende muito de navegação e é natural que ele seja o meu navegador, contou Zé Hélio, que logo após o Rally dos Amigos voltará suas atenções para o Rally Dakar 2011, em que o piloto competirá a bordo de uma moto BMW 450.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 7, 2010