A tão aguardada 52ª edição do Mundial da Juventude de Vela está prestes a ocorrer de 9 a 15 de dezembro em Búzios (RJ).
Atletas de 62 países ao redor do mundo participam da competição internacional.
Este evento, organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e endossado pela World Sailing, acontecerá pela segunda vez no país
O campeonato, que já serviu como trampolim para nomes notáveis da vela brasileira como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze, terá início com a cerimônia oficial de abertura.
O desfile das nações será no sábado, 9 de dezembro, às 18h, percorrendo as ruas da cidade costeira e encerrando na Praça Santos Dumont.
Sob os auspícios da World Sailing e com a expertise organizacional da CBVela, o Mundial da Juventude de Vela verá velejadores com menos de 19 anos competindo.
Todos os barcos serão fornecidos pela competição, com exceção dos equipamentos de Kite e IQFoil.
Um total de 140 regatas acontecerá nos três percursos montados em Manguinhos, Feia e Branca.
Semelhante à edição de 2022 em Haia, na Holanda, o Mundial da Juventude de Vela contará com o Troféu das Nações, somando os resultados de todos os países participantes.
A atual campeã é a Espanha.
Max Maeder, de 17 anos, de Cingapura, ostenta um impressionante histórico, incluindo um título mundial em sua classe, três títulos europeus e duas vitórias no Mundial da Juventude de Vela.
“O Mundial da Juventude de Vela é o maior e melhor evento juvenil de vela do mundo”.
”É de extrema importância para atletas que aspiram ao profissionalismo, aos Jogos Olímpicos, à America’s Cup e outras competições prestigiosas. Os melhores do mundo emergem daqui”.
”É uma espécie de Mini-Olimpíada, com 62 países, e esperamos uma competição acirrada”, comentou Walter Boddener, Gerente de Competições da CBVela.
Os atletas concluirão inscrições e inspeções de equipamentos até sábado, 9 de dezembro, e domingo, 10 de dezembro, incluindo sessões de treinamento no percurso local para testar equipamentos.
O Iate Clube de Búzios e o Búzios Vela Clube servirão como sedes do campeonato.
Formato das Regatas
O formato das regatas é semelhante ao olímpico, excluindo a medal race. O vencedor será aquele que acumular menos pontos ao final do campeonato.
As classes ILCA e 420 competirão em 9 regatas com apenas 1 descarte, enquanto Nacra e 29er terão 13 regatas com 1 descarte. Já Kite e IQFoil competirão em 18 regatas.
As previsões meteorológicas para a estreia na segunda-feira, 11 de dezembro, indicam direção leste com intensidade moderada. No dia seguinte, a meteorologia sugere ventos vindos do sul. Mas no restante da semana, a tendência é retornar para leste.
O Mundial da Juventude de Vela reunirá 21 oficiais de regatas internacionais e 45 brasileiros, todos liderados pelo catarinense Ricardo Navarro, que também coordena as provas olímpicas Paris 2024, os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e a Copa do Mundo de Vela SSL Gold Cup.
Nas palavras de Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Presidente da CBVela, “Nos investimentos da CBVela, a Vela Jovem é uma realidade e estamos trabalhando há mais de cinco anos para formar uma equipe técnica, com camping de treinamentos e todas as condições para a evolução da nova geração. Tudo isso culminando com esse Mundial da Juventude aqui no Brasil, né? É um esforço enorme.”