Palmeirinha é o 1º brasileiro a ganhar etapa do Mundial fora da América do Sul. (foto: Aifa/RTF)
O piloto Paulo Nobre, também conhecido como Palmeirinha, entrou para a história do automobilismo brasileiro hoje, ao vencer a sexta especial do Rally dos Faraós, disputada nesta tarde, no Egito. Com o resultado, ele se tornou o primeiro no país a ganhar uma especial de carros do Mundial de Rally Cross-country fora da América do Sul.
Ao lado do navegador francês Alain Guehennec, Palmeirinha percorreu os 430 quilômetros com o tempo de 4h40min28. A bordo da BMW X5 da equipe New Dimension X-Raid, a dupla conseguiu ser 3min27 mais rápida que a dos russos Sergey Shmakov e Konstantin Meshcheryakov.
Raz-Yehoshua e Hillel Segal terminaram na terceira colocação, a 9min31 do brasileiro; enquanto Prisca Taruffi e Franco Picco acabaram em quarto (a 14min14); e Jean-Pascal Besson e Yves Kornstein em quinto (a 23min28).
“Buscamos a vitória em uma especial o rali todo e bem hoje, quando decidimos andar como um táxi, para apenas completar a etapa, acabamos vencendo, revela Palmeirinha, que adotara tal comportamento por causa da distância de 50 minutos para os líderes Shmakov e Meshcheryakov na geral.
À espreita – Depois da vitória hoje, Palmeirinha não descarta totalmente o título do Rally dos Faraós, apesar da diferença de 46min14 para os russos. Em certo momento da prova a vitória não depende mais de você, e sim do seu concorrente, pois nunca se consegue tirar tanto tempo de um adversário. Ou seja, você não ganha mais, só que eles ainda podem perder a prova.”
O sucesso em meio às dunas encheu o brasileiro de ânimo. Hoje enfrentamos as maiores e mais íngremes dunas que eu já vi. Se soubéssemos antes como elas eram do lado de lá, não as enfrentaríamos com tanto impeto. Mas uma vez que o carro já passou a crista da duna, aí é só aproveitar a descida da montanha russa e acelerar”, explica.
Nas motos o brasileiro Jean Azevedo foi o 5º colocado no dia de hoje e com o resultado subiu para a 4ª colocação na classificação geral. A liderança segue com o espanhol Marc Coma. Amanhã será realizada a última especial do Rally dos Faraós, com 210 km de extensão, entre Baharija e Cairo.
Resultado da 6ª especial
1) Paulo Nobre/Alain Guehennec (BMW X5), 4h40min28s
2) Sergey Shmakov/Konstantin Meshcheryakov (Buggy Zil), a 3min37s
3) Raz-Yehoshua Heymann/Hillel Segal (Mitsubishi Pajero), a 9min31s
4) Prisca Taruffi/Franco Picco (Nissan Pickup), a 14min14s
5) Jean-Pascal Besson/Yves Kornstein (Mercedes ML), a 23min28s
Classificação geral
1) Sergey Shmakov/Konstantin Meshcheryakov
2) Paulo Nobre/Alain Guehennec, a 46min14s
3) Jose Luis Monterde/Jean Marie Lurquin, a 3h54min07s
4) Jerome Pelichet/Eugenie Decre, a 4h26min31s
5) Christian Lavieille/Arnaud Debron, a 4h53min05s
Este texto foi escrito por: Webventure