Anúncio da etapa do Mundial nas ruas de João Pessoa (foto: Ricardo Dubeux)
Direto de João Pessoa (PB) – A brasileira Bruna Kajiva se classificou hoje para a final da categoria freestyle da última etapa do Mundial de Kitesurf, que acontece na praia de Tambaú, em João Pessoa (PB). Bruna é a terceira colocada no ranking mundial, e vai disputar o título do ano com Jo Wilson (Inglaterra), Ania Grzelinska (Polônia), Kristin Boese (Alemanha) e mais uma competidora que virá da repescagem, ainda hoje.
No masculino, a final da categoria já foi decidida. O português Rui Meira foi o campeão, seguido pelo russo Peter Tyushkevic, o holandês Youri Zoon em terceiro e César Portas, da Espanha, em quarto.
Desde quarta-feira os ventos em Tambaú beiram os 15 nós. Hoje, porém, passaram a ficar instáveis e a repescagem, que já era para ter começado, foi adiada até melhorarem as condições.
Programação – As provas principais do mundial, disputadas nas categorias masculina e feminina, são realizadas entre os dias 22 a 24, quando serão apontados os melhores do mundo no freestyle – modalidade de habilidade técnica e precisão nas manobras.
Já no dia 24, o mundial encerra com a prova na modalidade Boarder Cross. Trata-se de uma nova tendência de estilo no esporte, competição inédita no Brasil, na qual é realizada uma corrida com obstáculos de manobras obrigatórias para os atletas, vencendo quem chegar na frente.
Aqui, curtindo todas as belezas naturais do litoral paraibano encontram-se atletas de mais de 30 países. Muitos deles já vêm competindo desde a primeira fase, que iniciou na Ilhas Margarita e passou por Bélgica, Portugal, República Dominicana, Alemanha, Ilhas Canárias, Canadá e Tarifa, até aportar em João Pessoa.
A regata Long Distance, marcou a abertura do Superkite Brasil 2006, etapa final do Campeonato Mundial de Kitesurf, promovido pela Professional Kite Riders Association (PKRA). Como prêmio, os ganhadores tiveram o direito de ingresso direto nas disputas das provas do Campeonato Mundial de Kitesurf, que começou na quarta-feira (20).
Os velejadores Petrônio Viana (PE) e Hendson Van Enrik (Ilhas Virgens) foram os vencedores da regata Long Distance , deixando o terceiro lugar para o anfitrião Wilson Júnior. Entre as mulheres, a velejadora paraibana Naiara Licarião chegou em primeiro seguida pela americana Clarissa Hempel.
O percurso original, que tinha uma extensão de aproximadamente 20 quilômetros, foi reformulado devido às condições de vento. Ainda assim, o trajeto incluiu passagem dos competidores pelas principais praias urbanas de João Pessoa.
Estréia – O evento acontece pelo quarto ano consecutivo no país, sendo a primeira vez na Paraíba. A escolha da capital paraibana pela Professional Kite Riders Association (PKRA), entidade que coordena o esporte mundialmente, levou em conta, além do cenário natural deslumbrante, a promessa de grandes emoções na competição, pois nesta época do ano, o litoral paraibano apresenta condições perfeitas de ventos que possibilitam aos melhores atletas do mundo a execução das mais radicais manobras no mar e no ar.
A prova do Superkite 2006 em João Pessoa é a única etapa do mundial da categoria na América do Sul.
Este texto foi escrito por: Ricardo Dubeux
Last modified: setembro 22, 2006