Foto: Pixabay

Mundial de kitesurfe: o holandês Youri Zoon e a brasileira Bruna Kajyia vencem a nona etapa

Redação Webventure/ Vela

Da esq. para a dir.: Pastor  Zoon e Madson (foto: Toby Bromwich / PKRA)
Da esq. para a dir.: Pastor Zoon e Madson (foto: Toby Bromwich / PKRA)

O campeão mundial de 2011 por antecipação Youri Zoon e a brasileira Bruna Kajyia venceram a nova etapa do Kitesurf Wind Riders World Cup, que aconteceu em Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, de 14 a 18 de setembro. Clique aqui para saber mais sobre o circuito de freestyle (manobras).

Alex Pastor (Espanha) e Carlos Madson (Ceará) foram o segundo e o terceiro lugar no masculino, respectivamente. No feminino, Joanna Litwin (Polônia) foi vice, seguida por Clementine Bonzom (França). A cearense Martina D’Eustáquio, de apenas 13 anos, conquistou a quarta colocação.

“Estou muito feliz por vencer aqui”, disse o holandês Youri. “O campeonato estava duríssimo, mas treinei bastante para isto. Espero terminar invicto a temporada.” Invencibilidade que foi quase perdida em uma bateria contra o cearense Carlos Madson, de apenas 17 anos leia aqui sobre o duelo, acontecido nas quartas-de-final. “Ele [Madson] com certeza é um dos melhores velejadores brasileiros. Se correr o mundial, vai se sair muito bem”, disse Youri.

“Eu gostaria de ter vencido, mas como é a primeira vez que participo do mundial, está bom. Ano que vem espero poder correr mais etapas e brigar pelo primeiro lugar”, disse o cearense, que estreou em uma etapa do circuito. (Leia aqui reportagem sobre os atletas do Ceará. O estado nordestino reúne, na atualidade, a melhor e mais forte safra de novos kitesurfistas brasileiros).

Paulista confirma favoritismo
Entre as mulheres, a atleta de Ilhabela Bruna Kajyia campeão mundial em 2009 e cinco vezes brasileira não teve dificuldades para derrotar a polonesa Joanna Litwin. Com este resultado, Bruna assumiu a segunda colocação no circuito, atrás apenas da espanhola Gisela Pulido, que também já é campeão mundial por antecipação, como Youri. “Para mim, é muito importante ganhar no Brasil. A energia da praia sempre ajuda muito. Esta vitória me dá bastante confiança para o ano que vem”, disse Bruna.

A próxima etapa do Circuito Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) acontece no arquipélago de Nova Caledônia, no Oceano Pacífico, de 23 a 27 de novembro.

Resultado final da nona etapa do mundial de kitesurfe:

Masculino
1º lugar: Youri Zoon (Holanda)
2º lugar: Alex Pastor (Espanha)
3º lugar: Carlos Madson (Brasil)
4º lugar: Marc Jacobs (Nova Zelândia)
5º lugar: Sebastian Garat (França)
6º lugar: Alberto Rondina (Itália)
7º lugar: Tomás Teixeira (Brasil) e Tom Hebert (França)

Feminino
1º lugar: Bruna Kajiya (Brasil)
2º lugar: Joanna Litwin (Polônia)
3º lugar: Clementine Bonzom (França)
4º lugar: Martina D’Eustáquio (Brasil)
5º lugar: Sofia Lennartsson (Suécia)

Este texto foi escrito por: Da Redação

Last modified: setembro 19, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure