Forte vento e grandes ondas são as dificuldades da raia do Marina Park (foto: Ricardo Dubeux)
Direto de Fortaleza – A cerimônia de abertura do Mundial da Classe Radial será realizada amanhã com a presença de atletas de 37 países. Durante duas semana as principais estrelas do iatismo do mundo estarão competindo na raia do Marina Park Hotel
Com a presença de cerca de 170 velejadores, tem início amanhã, com uma cerimônia especial às 9 horas o Mundial Radial Open & Women. A promessa é de um clima de confraternização e integração entre os participantes. Durante o evento, cada delegação vai desfilar com a sua respectiva bandeira, mas o auge da celebração fica por conta do ”encontro das águas”, onde um representante de cada país irá derramar em um grande vaso, um pouco da água trazida de sua nação.
Essa mistura, que sela a amizade entre os povos, será derramada no mar, transformando as águas cearenses em um símbolo de união entre todos os países. O evento está programado para o Marina Park Hotel, onde também acontecerão as regatas.
Regatas – No domingo, a elite da classe radial se enfrenta no primeiro dia de disputas do Mundial que prossegue até o dia nove. As duas regatas diárias, para cada classe estão previstas para iniciar ao meio dia finalizando às 17h. A grande novidade é que este será o primeiro mundial depois que o Laser Radial tornou-se classe olímpica para mulheres. Os melhores velejadores do mundo estarão presentes.
”Com o fechamento do Mundial, cerca de 1.500 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes deverão ter passado por Fortaleza, que foi escolhida pelas excelentes condições técnicas naturais e infra-estrutura”, diz Philipe Nottingham, Presidente da Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL).
Por ser um campeonato aberto, o Radial Open promete vários duelos nas águas cearenses. Dentre os brasileiros, destaque para o paulista Carlos Eduardo Wanderlery, que depois de ter sido o melhor do país no Mundial Master, retorna à Fortaleza para disputar mais um título.
Já no Radial Women as competições são fechadas, podendo participar até 100 mulheres, todas indicadas pela ILCA (International Laser Class Association). A americana Paige Railey, primeiro lugar no ranking da ISAF (International Sailing Federation), e as brasileiras Adriana Kostiw (SP) e Caroline Bejar (RJ) são grandes favoritas ao título.
Fortaleza foi eleita este ano a capital mundial do Laser tornando-se a primeira cidade a receber quatro campeonatos mundiais ao mesmo tempo. O Mundial da Classe Laser 2005 teve início com o Senior, que deu a Robert Scheidt seu oitavo título mundial, e prosseguiu com o Master, no qual participaram os veteranos do Laser e teve os australianos como grandes vencedores. Depois da Radial Open & Women, a cidade receberá ainda os atletas da Radial Youth de 12 a 17 de dezembro.
Prata da Casa – Filho e irmão de velejadores, Diego Nottingham, 24, aprendeu a amar as velas ainda pequeno. Aos seis anos por influência da família entrou em uma escolinha e hoje figura entre os melhores velejadores do Ceará na Laser Radial, classe pela qual está competindo desde 1999.
O atleta está se preparando agora para ir em busca de mais um título no Mundial Radial Open. Atual líder do ranking cearense da Laser Radial, Diego conquistou por três vezes o vice-campeonato nordeste, foi campeão do Circuito Nordeste de 2004 e ficou em 8º lugar no brasileiro em 2003.
Estudante de engenharia civil da Universidade de Fortaleza (Unifor), o atleta se divide entre estudos, treino e trabalho. “Para o mundial, venho intensificando meus treinos desde julho e me dedicando ao esporte 4 dias na semana”, conta Diego, que também pratica o kitesurfe.
“Quanto às minhas expectativas para o Radial Open, são excelentes. Sei que vai ser um campeonato bastante disputado, mas vou estar competindo em Fortaleza, onde as condições climáticas são perfeitas para a prática do esporte e eu já estou acostumado”, ressaltou ele.
O Laser é um barco, destinado a competições, treinamentos ou lazer, é o barco mais vendido no mundo em virtude de seu tamanho, facilmente transportável em cima de um carro e pôr sua versatilidade de ser tanto um barco de competição (Olímpico ) como para recreação. O seu casco é todo em fibra de vidro, possuindo as seguintes dimensões: Comprimento – 4,23m; largura – 1,37m; altura : 0,39m.
O Laser Radial possui uma área vélica de 5,7m2 que pede velejadores de porte de altura médio e que pesem entre 60 a 70 quiilos. É uma classe muito grande em todo mundo servindo de base para se chegar ao Laser Standard. O Laser Radial também é obrigatório para as mulheres e é uma classe Pan-Americana que sempre traz bons resultados para o Brasil
Devido ser um barco Olímpico no qual as tolerâncias de suas medidas são apertadas existem poucas fábricas licenciadas no mundo para fabricarem seu casco onde o Brasil não se inclui, portanto não há similar nacional.
Aumento do turismo – Durante os períodos de competição do Campeonato Mundial da Classe Laser 2005, a expectativa é de que 1500 pessoas (incluindo os atletas participantes), visitem a capital cearense. Esses turistas, com alto poder aquisitivo e interesses esportivos devem deixar na cidade cerca de R$ 4,5 milhões, segundo os organizadores doe vento.
A escolha de Fortaleza como sede do Mundial levou em conta as excelentes condições técnicas naturais e a infra-estrutura da cidade. Para receber o Mundial, uma grande estrutura está sendo utilizada, incrementando ainda mais a atividade do setor, como os segmentos de entretenimento, hotelaria, transporte e gastronomia. Ao todo estão sendo gerados, somente pela organização, cerca de 180 empregos temporários diretos.
O Mundial também é de grande importância para o desenvolvimento do esporte no Estado e no país. Segundo o presidente da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC), Ricardo London, um evento de grande porte como o Mundial de Laser incentiva e promove ainda mais a prática dos esportes à vela no Brasil. “A realização desses campeonatos em Fortaleza, é uma porta de entrada para que possamos conseguir trazer vários outros eventos de outras classes”, ressalta Ricardo London.
Este texto foi escrito por: Ricardo Dubeux, especial para o Webventure
Last modified: dezembro 2, 2005