Webventure

Mundo a Vapor encanta visitantes com réplicas em movimento

Em 2016, o Mundo a Vapor completa 25 anos encantando os visitantes em Canela, no Rio Grande do Sul. Inaugurado em dezembro de 1991, o parque chama atenção pela riqueza de detalhes e fidelidade de réplicas em escala reduzida de diversas máquinas, fábricas e usinas, que totalizam mais de 20 atrações em movimento.

Reprodução de um trágico acidente ferroviário, ocorrido em 1895 na França. Foto: Robson Xavier/Due Company

Logo na fachada, o visitante é surpreendido pela reprodução de um trágico acidente ferroviário, ocorrido em 1895 na França. O acidente de Montparnasse em Paris aconteceu quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação, e atravessou uma parede, ficando pendurada a 12 metros de altura. A única vitima fatal foi Marie-Augustine Aguilard, dona de uma pequena banca de jornal existente no local.

Com uma área total de 6.500 metros quadrados, o Mundo a Vapor reúne diversas atrações em 24 cenários, todas em movimento e pleno funcionamento a vapor, com produção de papel, tijolos, telhas, vergalhões, energia, entre outras. São diversas fábricas, incluindo serraria, olaria, fábrica de papel, siderúrgica, usinas de energia e até um raro relógio a vapor, que só tem no parque e em Vancouver no Canadá.

No passeio de trenzinho, o visitante interage com uma réplica da Maria Fumaça. Foto: Robson Xavier/Due Company

A equipe de monitores do parque acompanha os visitantes durante o passeio, explicando de forma didática e muito bem humorada sobre o funcionamento das réplicas, construídas em proporções exatas. Isso faz o Mundo a Vapor uma referência em parques com muito aprendizado e cultura, ideal para crianças e grupos escolares. O tour pelo parque inclui ainda um passeio de trenzinho, onde o visitante interage com uma réplica da Maria Fumaça.

Além das réplicas, o complexo possui uma loja de vinhos, o Empório Urbani, loja com diversos produtos, roupas, objetos para decoração e souvenirs do passeio. Lá, os visitantes também encontram o Photo Antiga, local que possibilita a pessoa voltar no tempo e tirar fotos usando roupas e acessórios de época em um cenário antigo. Para quem quer aproveitar o passeio para fazer um lanche, o parque dispõe de um espaço com mesas e máquinas de café e snacks.

Como tudo começou

A primeira das miniaturas foi criada em 1950 por Omar Urbani, com sobras de material. Foto: Sergio Azevedo/Due Company

A origem do Mundo a Vapor surge da criatividade da família Urbani. Junto com a esposa, Ernesto Urbani escolheu a cidade de Canela para viver, depois de uma viagem de três dias no lombo de um cavalo, em 1927. Na cidade, ele abriu uma oficina mecânica de conserto de maquinas a vapor. Os filhos Omar, Benito e Hermes cresceram dentro da oficina e apaixonados por máquinas a vapor, passaram a criar artesanalmente réplicas, reproduzindo o processo industrial completo. A primeira das miniaturas foi criada em 1950 por Omar Urbani, com sobras de material. O sonho de construir o parque temático foi de Benito Urbani, que formatou e cuida até hoje do Mundo a Vapor.

Serviço:

Funcionamento: aberto todos os dias em julho, novembro, dezembro e janeiro das 9h às 17h. Nos demais meses, o Mundo a Vapor fecha às quartas-feiras.

Endereço: RS 235, Estrada Gramado/Canela – Canela (RS)

Ingressos: adultos pagam R$ 25,00. Idosos acima de 60 anos, crianças de seis a 15 anos e estudantes pagam R$ 12,50. Crianças até cinco anos não pagam. O passeio de trenzinho já está incluso no ingresso.

Mais informações pelo site www.mundoavapor.com.br ou pelo telefone (54) 3282-1125

Este texto foi escrito por: Webventure