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Na rota do Paris-Dakar 2001: Parada estratégica

Redação Webventure/ Offroad

Os pilotos André Azevedo e Klever Kolberg, da equipe BR Lubrax, contam suas impressões do Paris Dakar 2001 na seção bastidores. O texto abaixo retrata as aventuras até a décima etapa, em Atar, Mauritânia.

André Azevedo

Klever Kolberg

Da Equipe BR Lubrax

Uma missão bastante difícil é explicar para uma pessoa o que é participar de um rali Paris-Dakar sem ela estar por aqui vivendo cada momento. Para começar, é uma corrida, mas que acontece dentro de uma grande aventura. Então já na largada, além do tradicional ronco dos motores e contagem regressiva, você pode deparar com um ou mais competidores indo ao banheiro, seja por uma necessidade urgente como para escovar os dentes, lembrando que o banheiro aqui é gigantesco e tem vista panorâmica.

É um rali de velocidade, mas por vezes o mais rápido não chega na frente, já que quanto mais rápido se anda, menos tempo temos para tomar uma decisão que pode nos levar ao caminho errado.

Não estamos num circuito fechado, cercado por médicos, bombeiros e uma equipe de mecânicos nos esperando nos boxes. Somos nós que temos de decidir a estratégia das paradas, o famoso pit-stop. Onde? Quando? Normalmente numa grande mudança de terreno, numa transição de pedras para areia fofa ou dunas, quando temos de diminuir a pressão dos pneus. Alguns carros já têm um sistema interno de controle desta calibragem, não precisando perder tempo com uma parada. Não é o caso de meu Mitsubishi Pajero Full.

Mas a experiência e o resultado até aqui confirmam que vale a pena perder estes três ou quatro minutinhos. Afinal, um furo num dos pneus pode significar muito mais e uma atolada pode levar horas para ser resolvida. E aí, ao menos uma vantagem do deserto: sempre paramos, estrategicamente, ao lado da porta do banheiro.

Mande uma mensagem de incentivo para equipe BR Lubrax acessando o site oficial www.parisdakar.com.br. Envie também perguntas, dúvidas e nos ajude a escrever a próxima coluna. Participe conosco dessa grande aventura. Até a próxima!

André Azevedo, 41, e Klever Kolberg, 38, são pilotos da Equipe BR Lubrax e participam do rali Paris-Dakar há 13 anos.

E-mail: parisdakar@parisdakar.com.br

Site oficial: www.parisdakar.com.br

A Equipe BR Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Nortel Networks, Carwin Acessórios, Eletronet, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Moto Honda da Amazônia, Assohonda, Musashi, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, IBM Brasil, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports e Vista Criações Gráficas e site Webventure.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 21, 2017

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