Assim como o Rally Cross-Country cresceu no Brasil, com o nascimento da Abracc, cresceu a expectativa para o 9º Rally dos Sertões. Um dos poucos contrastes que existem nesta história é a atenção dos estrangeiros. Esta falta de interesse do pessoal lá de fora em muito é motivada pelo fato do Sertões não fazer parte de nenhum calendário internacional. Nós da equipe BR Lubrax acreditamos que isto mudará num breve futuro se algumas mudanças menores acontecerem, do que as que já estão sendo implementadas.
Mas nós também estamos muito ansiosos pela chegada da prova. Na semana que se passou, a direção do Sertões resolveu mudar o percurso que estava sendo anunciado desde o começo do ano. Sem falar dos resultados desta novidade, temos que nos reprogramar, tanto na questão de hotéis como de apoios e também no acerto dos veículos, afinal já havíamos decidido com que moto, carro e caminhão estaríamos competindo, e, quais veículos fariam nosso apoio mecânico.
Vamos falar do percurso. Este novo roteiro manteve uma dúvida: o prólogo! Onde, quando e como ele irá acontecer. Alguns podem falar que o prólogo é formado de apenas alguns poucos quilômetros numa prova de 5.000 km. Bem, para nós, cada quilometro é importante, não importa quando ou onde, se numa especial ou num deslocamento.
Somado a isso, acreditamos que a posição de largada sempre é decisiva.
O resto do trajeto, os 5.000 km, para nós ainda representa apenas números. Podemos tirar algumas conclusões, mas não nos sentimos à vontade para comenta-las. Ficamos apenas com as constatações: das 15 especiais, nove têm 100 km ou mais; destas, cinco têm 200 km ou mais; e, destas, duas têm 300 km ou mais.
Ainda precisamos fazer referência que cinco das seis especiais com menos de 100 km fazem parte de etapas com duas especiais, resultando em apenas duas etapas com menos de 100 km de especiais. Isso vai exigir uma competência tremenda dos organizadores. Estamos torcendo para que eles consigam realizar esta promessa.
Também dá para ver que, após o dia de descanso, as etapas vão diminuindo, ou seja, a parte forte acontece antes do descanso. Nosso comentário final é de que a prova cresceu. Vai ser uma pedreira!
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Veja a programação do Rally dos Sertões e suas especiais:
Largada promocional em São Paulo e deslocamento para Franca – 420 km
Franca (SP) com destino a Patos de Minas (MG)
DESLOCAMENTO: 113 Km ESPECIAL: 100 Km DESLOCAMENTO: 337 Km –Total do dia: 551Km
Patos de Minas (MG)/Unaí (GO) – acampamento
DESLOCAMENTO: 8 Km – ESPECIAL – 220 Km – DESLOCAMENTO: 150 Km –Total do dia: 378 Km
Unaí (GO)/Alto Paraíso de Goiás (GO) – acampamento
DESLOCAMENTO: 233 Km ESPECIAL: 120 Km – DESLOCAMENTO – 47 Km – Total do dia: 400 Km
Alto Paraíso de Goiás (GO)/Natividade (TO) – acampamento
DESLOCAMENTO: 100 Km ESPECIAL: 255 Km DESLOCAMENTO: 84 Km –Total do dia: 440Km
Natividade (TO)/Ponte Alta do Tocantins (TO) – acampamento
DESLOCAMENTO: 20 Km ESPECIAL: 124 Km – Total do dia: 144 Km
Ponte Alta do Tocantins (TO)/São Félix do Jalapão (TO) – acampamento
ESPECIAL: 350 Km – Total do dia: 350 Km
São Félix do Jalapão/São Félix Circuito – acampamento
ESPECIAL: 315 Km – Total do dia: 315Km
São Félix do Jalapão (TO)/Carolina (MA)
DESLOCAMENTO: 7 Km ESPECIAL 1: 92 Km – DESLOCAMENTO: 42 Km –ESPECIAL 2: 115 Km DESLOCAMENTO: 290 Km – Total do dia: 545 Km
Carolina (MA) – dia de descanso
Carolina (MA)/Barra do Corda (MA) – acampamento
DESLOCAMENTO: 290 Km ESPECIAL: 235 Km – Total do dia: 444 Km
Barra do Corda (MA)/Teresina (PI)
DESLOCAMENTO – 4 Km ESPECIAL: 77 Km DESLOCAMENTO: 325 Km Total do dia: 406 Km
Teresina (PI)/Quixadá (CE) – acampamento
DESLOCAMENTO: 29 Km ESPECIAL 1: 40 Km – DESLOCAMENTO: 27 Km –ESPECIAL 2: 63 Km DESLOCAMENTO: 383 Km – Total do dia 542 Km
Quixadá (CE)/Fortaleza (CE)
DESLOCAMENTO: 221 Km ESPECIAL 1: 30 Km DESLOCAMENTO: 65 Km – ESPECIAL 2: 6 Km – Total do dia 312 Km
Fortaleza – festa de premiação.
Klever Kolberg, 39, é piloto da Equipe BR Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 14 anos.
A equipe BR Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Eletronet, Carwin Acessórios, Assohonda, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure. Para mais informações acesse o site www.parisdakar.com.br
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg (arquivo)
Last modified: maio 14, 2001