Pouca gente sabe, mas temos que acordar muito cedo num rali, faça chuva, faça sol; segunda, sábado, domingo ou feriado. O objetivo, desta tortura para alguns seres vivos, é utilizar ao máximo a luz do dia. Aqui no Rally dos Sertões, onde estão competindo quase 100 motos e quadriciclos e 93 carros e caminhões, existe uma grande distância entre o primeiro colocado, naturalmente o mais rápido, e o chamado de lanterna vermelha, que não por obrigação é o mais lento. Pode até ser o ex-líder, que naquele dia acordou com o pé esquerdo, teve um acidente ou quebra, e acabou no fim da fila.
Normalmente largam primeiro as motos, uma por minuto, então temos 100 minutos. Por segurança dá-se uma margem de 30 minutos para a largada do primeiro carro. Os primeiros 20 veículos com quatro rodas saem de dois em dois minutos e os seguintes, como as motos, de minuto em minuto. Então aqui temos mais 143 minutos. Total de tempo de largada para as três categorias, 243 minutos. Vamos arredondar para 240 minutos ou quatro horas.
Se a primeira moto largar às 7 horas da manhã, para o trecho especial, que por vezes fica distante da cidade-dormitório, o último carro ou caminhão parte às 11 horas. Vamos gastar em média cerca de oito horas pilotando todos os dias. Então, em teoria, o pessoal da ponta de trás estaria chegando às 19 horas, já escuro nesta época do ano.
Até aqui nada de errado. O problema é a questão de segurança. Não estamos num circuito fechado como a F1, cercados por médicos, bombeiros e ambulâncias. No caso de um acidente, que necessite de resgate com urgência, dois helicópteros da organização são os únicos meios de transporte pronto para intervir. Mas os dois necessitam de combustível e de visibilidade para pousar no meio da trilha, muitas vezes no meio do mato.
O sono sem dúvida é a melhor energia. Então, se a preguiça bater, não adianta chorar, porque a segurança fala mais alto. Não dói tanto assim. Se não der para dormir bastante, dou duas dicas:
1 Estamos nas trilhas, rasgue a formalidade, afinal isso não é uma sabatina de senadores. Sempre aparecem 15 minutinhos para dar aquela dormida de última hora.
2 Lembre que acordar cedo não é privilégio de todos, já que alguns pilotos e muitos mecânicos varam as noites, já que o show não pode parar.
O Rally dos Sertões é a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Teremos outras provas até o final do ano, quando embarco com a equipe Petrobras Lubrax para a nossa 17ª participação consecutiva no Rally Paris-Dakar. Então vou aproveitar para contar tudo o que acontece nestas competições.
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Klever Kolberg, 41, é piloto do Mitsubishi da Equipe Petrobras Lubrax
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil e Behr.
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Este texto foi escrito por: Klever Kolberg
Last modified: julho 24, 2003